Blogs

Trail running: os erros que todo atleta precisa parar de cometer

Quanto mais quilômetros, melhor: essa é a realidade com a qual nos deparamos no trail running, o que leva a uma sucessão de erros entre os atletas

Foto: Getty Images

Ao presenciar os principais eventos nacionais e internacionais do trail running, é visível a supervalorização dos atletas que estão inscritos nas provas mais longas. Esse comportamento vem colaborando para que muitos trail runners iniciantes e intermediários cometam erros em sua carreira esportiva, seja ela focada em performance ou em lazer e diversão.

Esses erros podem abreviar a vida útil do corredor e até trazer consequências para a saúde. É nesse ponto que devemos direcionar a nossa atenção, uma vez que grande parte das pessoas iniciam a prática esportiva para se manterem saudáveis. Porém, quando cometemos alguns exageros, essa atividade que tem o objetivo de proporcionar bem-estar começa a trabalhar de forma inversa: as visitas ao fisioterapeuta, cardiologista e outros especialistas começam a ser frequentes para solucionar problemas que não existiriam se houvesse equilíbrio e bom senso. Vamos aos principais erros:

Muitos corredores, no ímpeto de se tornarem ultratrailrunners não fazem um bom trabalho de base antes de estrearem em uma prova acima de 42 km. Antes de participar de qualquer distância num evento de trail running, o corredor deve cumprir essa distância em provas de corrida de rua. Não basta participar de uma prova de 21 km para se “credenciar” para uma prova de de 30 km ou mais.

1 – Não prestar atenção aos sinais do corpo

Autoconhecimento é de extrema importância quando as distâncias das provas aumentam. Cumprir a planilha apenas focando no condicionamento físico está errado. Toda sessão de treinamento possui o aspecto físico, mental e de referência. Digo referência, pois, de acordo com a performance em um determinado treino realizado em condições e percurso, o corredor deve prestar atenção em como se sentiu para que possa usar essa informação ao planejar uma estratégia de prova, por exemplo.

2 – Fazer provas em excesso

Estar em contato com a natureza e principalmente com os amigos são alguns dos principais motivos do crescimento do trail running. Mas não podemos esquecer que, quanto maior a prova disputada, maior será o tempo necessário para se recuperar dela. O que acontece atualmente é que o convite de amigos para participar desse ou daquele evento faz com que muitos corredores se lesionem ou fiquem exaustos mentalmente.

4 – Treinar sem orientação de um profissional de educação física

É de extrema importância ter a orientação de um profissional de educação física que tenha experiência em eventos de endurance de longa duração. Treinamento físico é uma ciência e, portanto, treinar e competir com segurança exige um bom planejamento das cargas de treino. Bons desafios!

Click to comment

Você também vai gostar

Ciclismo

10ª edição do evento marcará a retomada da competição após dois anos de paralisação

Calendário de provas

A corrida de montanha acontecerá no dia 18 de novembro e é ideal para atletas que desejam um contato maior com a natureza

(+) Esportes

O trail running é diferente da corrida no asfalto em diversos aspectos. Veja dicas para se dar bem na transição das ruas para as...

Corrida

Niníve Oliveira contou quais foram os desafios de encarar 100km em temperaturas abaixo de zero

Sair da versão mobile