Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Trail running fácil e seguro com 9 dicas essenciais

O trail running é diferente da corrida no asfalto em diversos aspectos. Veja dicas para se dar bem na transição das ruas para as trilhas e montanhas

Homens correndo um trail running pesado em floresta fechada
(Imagem: Pixabay.com)

Se você já se aventurou ou pretende começar a praticar o trail running, ou corrida de montanha, é preciso ter uma preparação especial. Afinal, as trilhas são muito mais desafiadoras do que uma simples pista de corrida, envolvendo obstáculos, subidas, descidas e falta de iluminação. Portanto, um treino focado nas situações da corrida de trilha é importante para ter um bom desempenho. Confira 9 dicas essenciais para se aventurar no trail running!

Dicas para aproveitar melhor o trail running

1 – Treine em subidas, mas não descuide das sessões no plano, que é onde você ganhará velocidade.

2 – O trabalho com plataformas instáveis, como o bosu ou a fitball, estimula a propriocepção, melhorando também o seu equilíbrio.

3 – Nas descidas com desnível acentuado, abra os braços para ganhar estabilidade.

4 – Descidas são muito intensas, pelo esforço muscular excêntrico de frenagem. É uma tentação se “largar” para ganhar tempo. Faça trechos em um ritmo rápido e outros mais lentos para se recuperar.

5 – Saiba que andar é preciso em alguns momentos. No trail há trechos com grande desnível, nos quais caminhar um pouco permite recuperar forças. Aproveite os trechos mais favoráveis para trotar suavemente e os mais duros para andar em ritmo leve.

6 – Os braços também ajudam quando você caminha depressa. Apoie-os alternadamente nos joelhos para favorecer a extensão da perna.

Homem parado em montanha após ter praticado seu trail running

(Imagem: Pexels.com)

7 – Você precisa estar com seu condicionamento bem preparado para enfrentar um trail duro. Não faça trabalho de velocidade nem de força nos três dias que antecedem a prova.

8 – Dê passadas curtas e rápidas em terrenos mais técnicos. Se por acaso pisar em alguma pedra ou elemento solto, o momento de apoio será tão breve que você dificilmente se desequilibrará.

9 – Trabalhe quadríceps, psoas, isquiotibiais e gêmeos na academia, nos aparelhos ou usando o peso do corpo como sobrecarga; ou treine em casa, usando halteres ou faixas elásticas. Você melhorará nas subidas, além de ganhar segurança nas descidas e estabilizar os joelhos, evitando lesões.

Texto: Redação SportLife | Edição: Felipe Monteiro/Colaborador

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Elencamos algumas dicas para que as subidas em trilhas não se transformem num pesadelo

Calendário de provas

Uma das provas de trail running mais bonitas do Brasil, o Desafio 28 Praias acontecerá no dia 30 de setembro e terá limite de...

Aventura

Localizado em Portugal, o hotel FeelViana foi inaugurado em maio com uma programação diária de esportes radicais. Fomos conhecer o local e contamos tudo

Ultra

Karina superou um câncer de mama e a depressão, e viu sua vida se transformar quando entrou de cabeça no esporte e fez uma...