Treinos

Treino de inverno: 8 dicas para um melhor aproveitamento na estação

Saiba como superar o frio e ter um treino de inverno mais produtivo e nunca mais fuja da academia na estação

Veja que cuidados ter no seu treino de inverno - Foto: Shutterstock

No inverno, muitas pessoas fazem de tudo para fugir da academia ou dos exercícios no geral por conta do frio. Contudo, quem não desiste dos treinos nesse período mais gelado sabe que isso traz diversos benefícios para o corpo e a mente.

Os exercícios ajudam, por exemplo, a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a queima calórica, combater a depressão sazonal, auxiliar na manutenção da massa muscular e óssea e manter a temperatura corporal estável. E todas essas são vantagens que você perde se passar a estação toda de forma sedentária.

Para evitar isso e vencer a falta de vontade de se exercitar no frio, você pode usar estratégias que tornem o seu treino de inverno mais agradável. Treinos indoor, roupas térmicas adequadas e ajustes de horário são algumas ideias.

A seguir, Tatiane Calve, professora de Educação Física da Uninter, traz mais 8 dicas para o seu treino de inverno ser mais produtivo e você não querer desistir:

Não se esqueça da hidratação

Beba líquidos como água e chás quentes para hidratar e aquecer o corpo. Isso é muito importante nesse momento, já que, no inverno, a tendência é a diminuição do consumo de líquidos.

Mantenha uma alimentação saudável

Assim como no inverno o consumo de líquidos muitas vezes diminui, a alimentação saudável e pouco calórica também é deixada de lado por muitos. Afinal, no frio, a vontade de comer alimentos quentes e calóricos aumenta muito. Assim, lembre-se de continuar ingerindo uma boa quantidade de frutas, verduras e legumes.

Não deixe o aquecimento para lá

Faça de 10 a 15 minutos de aquecimento (generalizado – caminhada, esteira, bicicleta) e alongamento ativo das articulações e músculos que irão ser utilizados na sessão de treinamento. Essa ação irá ajudar a preparar o corpo para o exercício, evitando lesões.

Respeite os limites do seu corpo

Nunca force o seu corpo além dos seus limites. Por mais que você queira atingir resultados, não vale a pena se lesionar por isso.

Se atente ao horário da prática de exercícios

Evite a prática de exercícios muito cedo. Procure realizá-los no meio do dia (entre 10h e 16h), quando as temperaturas estão mais elevadas.

Preste atenção na vestimenta

Use sempre roupas confortáveis que mantenham a temperatura do corpo. Providencie meias, luvas e gorros, se necessário.

Evite exercícios intensos ao ar livre em dias muito frios

Se estiver muito frio, opte por atividades em ambientes fechados, como academias ou em casa.

Consulte um profissional capacitado

Sempre consulte um profissional de educação física para iniciar a prática de exercícios físicos.

Com essas dicas, você não vai deixar o frio ser uma desculpa para não treinar!

Você também vai gostar

Nutrição

Comida que faz parte de vários lares do Brasil e do mundo, a pizza pode ser saudável

Saúde

Exercícios como o pilates em casa são essenciais para o fortalecimento do “core”, ajudando a diminuir o risco de quedas

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Fitness

Assessor esportivo revela as práticas mais eficientes para conseguir evoluir de maneira rápida e segura

Sair da versão mobile