Alimentação: 16 ótimas dicas para ter mais saúde

Confira esses truques super fáceis de cumprir para ter uma alimentação mais saudável e fortalecer seu organismo diariamente! Você precisa anotar isso

Foto: Shutterstock Images

Para muitas pessoas, fazer dieta está no topo da lista de grandes torturas da vida. No entanto, é importante lembrar que a dieta muitas vezes não é feita para perder peso e sim para manter a saúde em dia. Pensando nisso, vamos te ensinar alguns truques de alimentação que vão te ajudar – e muito – a proteger sua saúde! Confira:

1. Suco de Limão

Comece o dia com suco de limão recém espremido e ainda em jejum. Mas atenção: nada de beber o suco puro, pois ele pode agredir o estômago. Invista na fruta diluída em água. O limão é um grande depurativo, com efeito diurético poderoso que pode ajudar a eliminar toxinas e substâncias indesejáveis que se acumulam durante o sono. O ácido cítrico contido na fruta tem ação adstringente, atuando como se fosse um detergente que dissolve toxinas e gorduras, daí ele também ser um auxiliar nos regimes de emagrecimento. Além disso, ele aumenta as defesas do corpo.

Leia também: Estão abertas as inscrições para a 3ª Maratona de Campinas

Tendinite tem cura? Veja como tratá-la da melhor forma

Foto: Thinkstock e Getty Images

suco de limao truques alimentação

2. Substitua o café por chá verde

Ele ajuda a enganar a fome e não tem calorias (desde que se tome a bebida sem açúcar, claro), além de ser um poderoso antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento e as doenças associadas a ele.

3. Suco de blueberry

Esta bebida previne infecções urinárias. Muita gente que faz esporte, especialmente ciclistas, são propensos a ter cistite e outras infecções urinárias. Para evitá-las, beba, todos os dias, suco de blueberry ou cranberry, pois eles são antimicrobianos naturais.

4. Beba leite para ganhar força, massa muscular e perder gordura

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, revelou que pessoas que beberam dois copos de leite desnatado após o treino de musculação perderam o dobro da quantidade de gordura do que quem havia tomado bebida à base de soja e aqueles que haviam ingerido bebida à base de carboidrato. Ao mesmo tempo, o ganho de musculatura foi muito maior.

5. Peixe

Consumir peixe ajuda a proteger a sua audição. Bastam duas porções para que os riscos de perda de audição, que vêm com o envelhecimento, caiam 42%. Mas não vale peixe frito, daqueles encontrados em fast-foods. Peixes são ricos em ômega-3, que além dos já conhecidos benefícios para a  saúde do coração, também retardam a perda de audição relacionada à idade.

Foto: Shutterstock Images

peixe alimentação truques

6. Dieta mediterrânea contra a asma

Sim, investir em peixes, azeite de oliva e muitas verduras, legumes e grãos pode protegê-lo, reduzindo em 78% as chances de um ataque de asma.

7. Mais iogurte, menos barriga

Os alimentos probióticos não apenas ajudam a regular as visitas ao banheiro como têm outros efeitos poderosos. Comer 500 g de iogurte por dia juntamente com a redução da ingestão de calorias levou a 22% mais perda de peso e a 81% mais perda de gordura abdominal, apontou pesquisa da Universidade do Tennessee (EUA). A gordura que se acumula ao redor da cintura produz o hormônio cortisol, que comanda o corpo a acumular ainda mais gordura. O cálcio contido no iogurte envia sinais às células adiposas (de gordura) para liberar menos hormônio, tornando a perda de peso mais fácil.

8. Sempre integral

Substituir o arroz branco e os cereais refinados por arroz e cereais integrais pode reduzir em 35% o risco de diabetes tipo 2. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA). Arroz e cereais na versão integral têm um menor índice glicêmico e liberam a glicose no sangue de forma gradual.

9. Maçã para prevenir tumores

A fruta é rica em quercetina, flavonoide natural com um potente efeito antioxidante, capaz de matar as células cancerosas respeitando as sadias. É o que mostrou experimento feito em laboratório. Além disso, há, na casca, pelo menos 12 compostos que têm poderoso efeito antidivisão celular no caso de câncer de fígado, mama e cólo.

10. Flexibilizar a dieta

Pessoas que encaram o regime mais moderadamente têm mais sucesso e conseguem perder mais peso sem recuperá-lo depois do que quem trata a dieta a ferro e fogo e não se permite nem uma escapadinha de vez em quando. Pequenos atos de rebeldia reduzem a ansiedade e a pressão inerentes a qualquer regime, o que permite manter a dieta por um período maior de tempo e obter resultados no longo prazo.

11. Suco de picles

A bebida ajuda a evitar cãibras. É o que mostrou estudo apresentado no Congresso anual da Associação de Treinadores de Atletismo dos EUA. Estudantes universitários que beberam água de picles (aquela mesma que fica no pote) depois de treinar se recuperaram 45% mais rápido de cãibras do que aqueles que não beberam e 37% mais rápido do que os que ingeriram apenas água. Mas não abuse, já que o líquido contém grande quantidade de sal.

12. Passas: tão boas quanto barras energéticas

Elas dão a atletas toda a energia de que eles precisam quando estão fazendo um treino vigoroso, segundo estudo publicado no Journal of  the International Society of Sports Nutrition. Fornecem fibras e micronutrientes como potássio e ferro, não tem adição de açúcar. Além disso, ainda possuem quantidade significativa de antioxidantes que interferem na absorção de colesterol e ajudam no combate à doença.

13. Brócolis para ajudar no tratamento contra o câncer

Pesquisa realizada pelo Instituto Linus Pauling (EUA) mostrou que o sulforafano, substância presente não apenas no brócolis, mas também na couve-flor e outros vegetais crufíferos – grupo de alimentos ricos em betacaroteno, vitaminas C e E, ácido fólico e cálcio –, é um importante auxiliar na prevenção e tratamento de tumores. Isso porque o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado.

14. Chá verde 

Ele não ajuda apenas na perda de peso, na prevenção contra o câncer e na saúde do coração. O chá verde, desde que tomado regularmente, ajuda a garantir a saúde de dentes e gengivas. A capacidade de a bebida reduzir os sintomas de doenças periodontais – as principais responsáveis pela perde de dentes – se deve à presença do antioxidante catequina, que reduz qualquer tipo de inflamação, entre elas os males periodontais.

15. Café contra o câncer de próstata

A bebida que nos ajuda a não ficar com cara de zumbi toda santa manhã  também auxilia a reduzir as chances de um tumor na próstata, apontaram pesquisadores da Universidade de Harvard. Bastam seis xícaras diárias para que as chances caiam 60%. Ainda que você não seja fã compulsivo da bebida, pode investir numa dose mais moderada: de uma a três xícaras reduzem os riscos de câncer na próstata em 30%.

16. Chocolate para enxergar bem

A delícia tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo, inclusive para a retina, dando um “up” na visão. Cuidado: coma chocolate amargo, com, ao menos, 70% de cacau. Chocolate ao leite é cheio de gordura e açúcar.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

18 respostas para “Alimentação: 16 ótimas dicas para ter mais saúde”

Recomendadas para você