Ainda existem muitos tabus, informações equivocadas e resistência masculina em procurar o médico. Para jogar luz sobre o tema, o vice-presidente médico de análises clínicas do Grupo Alliar, Dr. Gustavo Campana, respondeu a algumas das principais dúvidas sobre o bem-estar masculino:
Homens realmente vivem menos?
Verdade. Segundo o estudo de longevidade do IBGE (2020), a expectativa de vida masculina no Brasil é de 73,3 anos, enquanto a das mulheres chega a 80,3 anos. O levantamento não levou em conta os efeitos da pandemia de Covid-19. Um dos fatores que ajuda a explicar essa diferença é a maior adesão feminina a consultas médicas e exames de rotina.
Só procuram ajuda quando a dor é insuportável
Verdade. Um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, em parceria com a Fiocruz, mostra que 6 em cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata só buscaram atendimento quando os sintomas, como a dor, já eram muito intensos.
PSA sozinho basta para detectar alterações na próstata?
Mito. O exame PSA mede o Antígeno Prostático Específico no sangue, mas não substitui o exame de toque. Ele deve ser feito como complemento, e não como diagnóstico isolado.
Diabetes é silencioso?
Verdade. Os sintomas aparecem apenas em fases mais avançadas, quando a doença já pode ter causado danos a órgãos e vasos sanguíneos.
“Um exame de glicemia ou Hemoglobina Glicada é o primeiro passo para verificar a taxa de glicose no sangue e é o início de toda a avaliação médica para o diagnóstico do Diabetes”, conta Campana.
Existe cura para o diabetes?
Mito. Tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 não têm cura, mas podem ser controlados com mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico.
O açúcar pode afetar o coração?
Verdade. O diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infarto, AVC e obstrução de artérias.
“Por isso, pacientes com diabetes devem consultar o seu médico pelo menos uma vez ao ano, no mínimo. Assim, o médico é capaz de prescrever os exames necessários e, consequentemente, o melhor tratamento para cada caso”, afirma Campana.
Apenas idosos desenvolvem câncer de próstata?
Mito. Apesar de ser mais comum após os 50 anos, também há casos em homens com menos de 40. Histórico familiar e obesidade estão entre os fatores de risco.
Sexo sem preservativo pode causar câncer de pênis?
Verdade. De acordo com o INCA, a infecção pelo HPV, transmitida em relações desprotegidas, está entre os fatores relacionados ao câncer de pênis. Além do uso da camisinha, a vacinação é fundamental: disponível na rede pública para meninos a partir de 9 anos, e na rede privada para homens de até 45 anos.
