O whey é o famoso suplemento que acompanha os praticantes de atividade física. Essas proteínas do suplemento são extraídas do soro do leite e ajudam na hipertrofia. Entretanto, há quem proponha uma alteração. Afinal, de acordo com o treinador esportivo, Leandro Twin, a albumina também é uma boa opção.
Motivo e diferenças entre whey e albumina
“Por exemplo, tenho alguns alunos com menor disponibilidade financeira, que tem intolerância à lactose e por isso precisa consumir whey protein isolado. Nesse caso, compensa muito mais consumir a albumina, pois sairá a metade do preço do whey protein isolado”, explica Twin.
Leandro detalha em seguida a diferença entre a albumina e whey. Também fez questão de dizer que tanto o gosto quanto as respostas devem ser levadas em consideração.
“A albumina é bom suplemento, não tem efeito estético diferente de um whey protein concentrado, isolado ou até mesmo hidrolisado, o que torna uma excelente opção para quem precisa economizar. O gosto é pior e nós temos respostas flatulências que devem ser consideradas para o indivíduo e todos do seu meio social (risos)”, pontua.
Crescimento do mercado, melhora na hora da digestão e sem flatulências são as vantagens, segundo Twin. “Hoje com o avanço do mercado, o whey protein concentrado tem um preço razoavelmente parecido com a albumina, tornando ele uma opção mais interessante, porque o gosto é melhor, não gera flatulências e possui uma digestibilidade mais simples”, opina.
O que é?
Albumina é composta somente por aminoácidos e reconhecida como a proteína da clara do ovo, ou seja, onde pode ser identificada em enorme quantidade. De acordo com local que é encontrada, a albumina pode ser denominada como ovoalbumina (Presente na clara do ovoseroalbumina), (Presente no plasma sanguíneo) e lactoalbumina (Presente no leite).
É outro tipo de substância para dieta daquele atleta profissional ou amador com objetivo de massa muscular. O resultado da albumina é o pó com teor proteico e até com chances de serem consumidas em formato de cápsulas. Outra curiosidade é que é usada como ingrediente de barra proteica.
Fonte: Leandro Twin