10 dicas para correr no calor

Saiba como amenizar o efeito da sensação térmica e garantir um treino eficiente

corrida no calor
Foto: Shutterstock

As temperaturas intensas podem ser um grande empecilho no desempenho da pessoa que pratica a corrida no calor. Os ricos de desidratação e desgaste podem desmotivar o atleta e até mesmo causar danos à saúde. Durante o verão, o cuidado deve ser redobrado para que as altas temperaturas não atrapalhem os treinos. Pequenas atitudes e prevenções já podem fazer a diferença e garantir o bem estar do corredor.

Confira 10 dicas para corrida no calor:

1. Hidrate-se em dobro: com o calor intenso, beber água constantemente torna-se ainda mais importante. Quem corre no período da manhã deve hidratar-se bem na noite anterior e quem corre ao ar livre deve sempre ter uma garrafinha em mãos. Bebidas esportivas, os famosos isotônicos, também podem contribuir para manter a hidratação durante o treino, principalmente se consumidos uma hora antes da atividade. O ideal é consumir entre meio litro e um litro de água por hora de exercício.

2. Evite horários de pico: o calor entre às 10h e 16h é sempre mais intenso. Prefira correr no início da manhã, no fim da tarde ou durante a noite.

3. Planeje o treino: é sempre melhor prevenir do que remediar. Corra em regiões com acesso à água e, se a corrida for durante o dia, sombras. Nos dias de temperaturas mais altas correr na esteira pode ser a melhor opção.

4. Vista-se para o calor: roupas leves e confortáveis são obrigatórias para os corredores durante a época. Peças brancas são ideais, já que ajudam a refletir os raios solares. Evite roupas escuras, já que a cor absorve o calor. Usar bonés, viseiras e óculos escuros também pode contribuir para o conforto. E claro, SEMPRE use protetor solar.

5. Não exagere: o calor exige mais do seu corpo e pode influenciar diretamente no desempenho. O seu tempo pode não ser o mesmo do inverno e por isso mesmo não se deve exagerar na intensidade do treino. Diminua o ritmo e, se for necessário, alterne a corrida com caminhada.

corrida no calor

Foto: Shutterstock

6. Previna-se: evite percorrer longas distâncias sozinho e leve sua identificação e avise a alguém onde estará.

7. Alimente-se bem: a alimentação durante o verão deve ser leve. Frutas, verduras e legumes podem auxiliar na hidratação e garantir mais energia ao corredor. Evite alimentos gordurosos e embutidos.

8. Verifique a umidade do ar: a umidade reduz a capacidade do corpo de se refrescar pelo suor, podendo provocar até mesmo hipertermia. Verifique a previsão do tempo antes dos treinos.

9. Ouça o seu corpo: ao sinal de qualquer tontura, visão escura, náuseas ou desidratação, pare imediatamente e procure sombras. Respeite os limites do seu corpo e não o leve ao desgaste.

10. Aproveite o verão: a estação e as temperaturas mais altas podem ser ótimas se aproveitadas com precaução. Percorra distâncias mais curtas, hidrate-se da maneira certa e não fique parado!

 

Gostou de saber as dicas de corrida no calor? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você