Os alongamentos com fita são uma ótima opção para aquecer ar articulações. As atividades feitas com esse acessório promovem o fortalecimento muscular, previnem lesões – em especial nos joelhos, tornozelos e quadris – e aprimoram a coordenação e o equilíbrio. Faça os exercícios 2 ou 3 vezes por semana, de preferência antes de correr. Como são atividades intensas, é importante que suas articulações não estejam machucadas para realizar bem os movimentos. Aqueça com um trote leve, alongue antes e depois da seqüência de fortalecimento proposta e complete duas ou três séries de 8 a 10 repetições.
Quando já estiver acostumado ao treino e sentir que os exercícios ficaram mais fáceis, experimente inclinar ligeiramente o tronco ou procure aumentar a amplitude dos movimentos. Assim, dificultará suas séries. Lembre-se: vá até o seu limite! Caso sinta muita dificuldade em um exercício, passe para o seguinte. Confira:
Alongamentos com fita
-
-
1. Sentado no chão, prenda os pés nas fitas das manoplas e segure as manoplas com as mãos. Tente estender os dois joelhos sem soltar o equipamento. (Foto: Reprodução)
-
-
2. Em pé, de costas para o aparelho, apóie a planta de um pé na fita da manopla e o outro no solo. Mantenha as duas pernas estendidas e afaste-as o máximo possível. Se conseguir, segure na manopla com a mão do lado da perna que está apoiada no aparelho. Repita o mesmo com a outra perna. (Foto: Reprodução)
-
-
3. De lado para o aparelho, coloque a lateral interna de um pé sobre a fita da manopla e deixe o outro no solo. Mantenha as pernas estendidas e afaste-as lateralmente, o máximo possível. Se puder, segure a manopla com a mão. Repita o mesmo com o outro lado. (Foto: Reprodução)
-
-
4. De costas para o equipamento, com o dorso de um pé apoiado na fita da manopla e o outro no solo, deixe as pernas estendidas e afaste-as o máximo possível. Faça o mesmo com a outra perna. (Foto: Reprodução)
-
-
5. Uma das ótimas opções de alongamentos com fita. De frente para o aparelho, deixe os pés apoiados no solo, ligeiramente afastados e paralelos. Com as mãos nas manoplas, sustente os braços estendidos, flexione os joelhos e aproxime o máximo que puder os quadris do solo. Se conseguir, coloque os pés um pouco mais para trás. (Foto: Reprodução)
-
-
6. Na mesma posição que o alongamento anterior, estenda os joelhos e eleve as pontas dos pés, apoiando apenas nos calcanhares. (Foto: Reprodução)
-
-
7. Em pé, com os joelhos estendidos, prenda a ponta de um pé no equipamento e leve o calcanhar para baixo, alongando a panturrilha. Faça o mesmo com o outro lado. (Foto: Reprodução)
Edição: Leonardo Guerino