Connect with us

O que você está procurando?

Esporte

10 lições do esporte para a sua vida profissional

Descubra como a superação e a dedicação diária dos atletas podem ser aplicadas no mundo corporativo

Lições do esporte
Foto: Shutterstock

Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos atletas do mundo todo dão verdadeiras lições do esporte. É visível todo o trabalho árduo que eles fazem durante anos. E o objetivo é sempre o de conseguir o melhor desempenho das suas carreiras durante a competição. Dependendo da modalidade, resumem uma vida inteira de treinamentos e aprendizados em apenas alguns minutos ou horas. Escondem dores e cicatrizes por baixo de performances de alto nível, que nem sempre são coroadas com medalhas e reconhecimento.

Inegavelmente os atletas profissionais são seres humanos que precisam viver no limite físico e mental para que sejam bem-sucedidos no mais alto nível. Mas talvez isso não seja exclusividade deles. Existem muitas lições e aprendizados que profissionais de outras áreas podem absorver com o esporte. É o que defende Bill Boulding, reitor da Duke’s Fuqua School of Business, dos Estados Unidos. De acordo com ele, esses ensinamentos podem auxiliar as empresas a superarem grandes dificuldades.

Nesse mesmo sentido, o diretor esportivo da ZTrack Esporte e Saúde, José Carlos Fernando, aponta alguns fatores essenciais na vida de um atleta que podem ser facilmente transferidos para a vida profissional de uma pessoa comum.

Nós juntamos as análises dos dois especialistas e separamos 10 lições do esporte que podem ser aplicadas no mercado de trabalho. Seja para empresas ou para empregados. Confira:

1. Senso coletivo
De acordo com Boulding, para um time ter sucesso é necessário que todos os membros estejam em plena sintonia. Buscando o mesmo objetivo e cientes da função de cada um. E é assim também no mundo corporativo, onde todos precisam se sentir parte no negócio e identificados com o propósito da marca.

2. Maior disposição
Para o treinador José Carlos, parte da incrível força de vontade que vemos nos atletas pode estar atrelada à liberação de hormônios de aceleração do metabolismo durante a atividade física. Nesse caso, praticar algum esporte pode potencializar o desempenho de profissionais comuns. “Quando a atividade é realizada pela manhã, essa disposição se transforma em força de trabalho que será desempenhada durante o dia”, aponta José Carlos.

3.Treinamento especializado
O treino de atletas da mesma modalidade, muitas vezes são totalmente diferentes um do outro. E são vários fatores que definem isso, desde o biotipo de cada indivíduo, condições mentais e até mesmo a função que exercem naquele esporte. Por exemplo: um maratonista não vai realizar os mesmos exercícios que um velocista de 100 metros. E essa mentalidade também pode ser aplicada no mundo empresarial. Para Boulding, líderes eficazes pensam em cada indivíduo de modo personalizado.

4. Organização
José Carlos defende que a organização é um dos pilares de todo praticante de atividades físicas regulares. E que isso pode ser facilmente transferido para a vida pessoal e profissional das pessoas. “Saber lidar com as horas do seu dia, onde existe o momento exato para trabalhar, descansar, se relacionar e realizar seu autodesenvolvimento é um diferencial importante”, afirma.

5. Controlar egos
O esporte de alto nível é repleto de estrelas consagradas, donos de talentos e habilidades fantásticas. Mas o ônus de todo esse glamour é o ego, algo que pode fazer o time mais qualificado ficar pelo caminho em uma disputa esportiva. E quando se pensa em uma empresa isso não é diferente. Boulding explica que “a soma dos talentos, cada um tendo consciência de sua capacidade e de colocá-la a serviço do time, é que leva ao êxito de todos”.

6. Tomada de decisão
Em esportes de alto nível é normal que a diferença entre o grande campeão e o vice seja estabelecida por uma única decisão (acertada ou equivocada), que foi tomada em milésimos de segundo. Estar emocionalmente equilibrado para fazer o certo na hora certa é uma grande qualidade, seja no esporte, na vida ou no trabalho. “Saber analisar o melhor das relações é um ótimo ensinamento do esporte”, aponta José Carlos.

7.Posicionar-se socialmente
Boulding cita uma atitude de Mike Krzyzewski, técnico de basquete masculino da Duke University e de três equipes olímpicas norte-americanas da modalidade, que chamou a atenção de todos e o fez ganhar a confiança de seus jogadores. Ele gravou um vídeo em apoio ao movimento Black Lives Matter, que teve mais de três milhões de visualizações no Twitter. O posicionamento humano do treinador o fez ser mais respeitado e ouvido. Empresas e líderes que não se posicionam podem gerar insegurança em seus funcionários.

8. Planejamento
Esse tema é constante no esporte e facilmente transferido para o campo profissional. “Saber montar sua agenda e saber o que deseja ver concluído na semana, ter objetivos mensais e metas profissionais é muito estimulante para a pessoa que pratica atividade física”, aponta José Carlos.

9. Demonstrar emoções
É importe que o líder, seja esportivo ou empresarial, demonstre humanidade. Ter emoções e demonstrá-las gera empatia no restante do grupo. Para Boulding, conexões e reações emocionais, nas vitórias, nas derrotas e nas situações difíceis do dia a dia, podem ajudar e fortalecer o espírito de equipe.

10. Criatividade
Esse é mais um dos benefícios que os atletas possuem por simplesmente praticar esportes. E que está ao alcance de qualquer pessoa. “A atividade física e mental que o esporte proporciona desenvolve radicalmente a nossa criatividade por utilizar bastante a área frontal do nosso cérebro, onde dentre outras características, é desenvolvida a nossa criatividade”, conta José Carlos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar