Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Estresse pode causar infarto e AVC em pessoas jovens; entenda

Pesquisadores indicam que sobrecarga mental pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

estresse
Foto: Shutterstock

Sim, o estresse pode causar infarto. É o que diz um estudo publicado pela revista científica Circulation. De acordo com os pesquisadores, a exposição constante e crônica a situações estressantes e o acúmulo de cortisol, substância liberada pelo organismo em momentos críticos, pode favorecer o desenvolvimento de problemas cardiovasculares – como AVC e infarto –, mesmo em pessoas jovens e saudáveis.  

Para evitar que isso ocorra, primeiro, é necessário entender o que é o estresse e como evitar que situações de tensão virem uma rotina. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, tudo isso não passa de um mecanismo fisiológico de defesa desenvolvido por nossos ancestrais em tempos remotos.

O estresse funciona como uma espécie de alerta enviado pelo cérebro para o restante do corpo. Faz com que o coração e a respiração acelerem, enviando mais sangue para os músculos e nos deixando prontos para enfrentar situações de perigo e confronto. Porém, com o passar dos séculos e com a evolução da sociedade humana, dificilmente precisamos fugir de animais ferozes e nos prepararmos para a caça.

O problema é que momentos de tensão, como a pressão por resultados, conflitos familiares, medo e ansiedade, continuam ativando mecanismos de defesa e deixando as pessoas em estado de alerta e estresse. Mas, ao contrário dos nossos antepassados, essa carga extra não é liberada em fugas e combates exaustivos. Dessa maneira, o estresse começa a ser acumulado pelo organismo e isso pode se tornar um grave problema.

O confinamento que a pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas a realizarem agravou ainda mais esse cenário . Além da quarentena, a ansiedade causada por incertezas e o medo de contrair o vírus, ou perder alguma pessoa querida para a doença, completa o perigoso pacote de estresse.

“Quem não se entristeceu é porque não sente empatia e isso é até preocupante. Vivemos um momento de depressão coletiva. Só não podemos ficar paralisados diante dos problemas. Temos que buscar alternativas porque se não os problemas vão aumentando. Gerenciar o estresse é a saída”, afirma a psicóloga Carine Lopes.

Um guia divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), indica que que a prática de atividades físicas regulares auxilia na prevenção e no enfrentamento do estresse gerado pela pandemia. Segundo a entidade, manter o corpo ativo e cultivar uma alimentação balanceada todos os dias, são as chaves para combater os transtornos psicológicos gerados pelo confinamento.

Transformar o esporte em um refúgio emocional, além de combater o estresse, também é uma ótima maneira de proporcionar inúmeros outros benefícios para a mente e o corpo. “A principal forma de conseguir controlar a crise é desviar a atenção dos sintomas assim que eles aparecem com o objetivo de evitar o agravamento”, completa a também psicóloga, Christiane Valle.

Fonte: Saúde em Dia / OMS / Psicólogas Carine Lopes e Christiane Valle da Zero Barreiras / Revista Veja / Hospital Israelita Albert Einstein

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Sedentarismo e falta de movimentação estão entre os principais riscos à saúde. Entenda como a fisioterapia pode ser importante

Nutrição

Entenda como alguns ingredientes conseguem agir dentro do organismo e melhorar a qualidade de vida

Saúde

Confira algumas dicas simples e eficientes para começar a praticar a modalidade e melhorar o bem-estar mental

Saúde

Quadros de ansiedade e estresse aumentaram durante o período de isolamento social e isso trouxe consequências para quem é hipertenso