Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

5 alimentos que vão combater o estresse

Está precisando acalmar os ânimos? Veja o que é preciso incluir na sua dieta para que o estresse seja amenizado

Estresse: 5 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas
Foto: Shutterstock

Segundo pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil), o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. Motivos que justificam isso não faltam. Mas, vamos olhar para frente e tentar combater isso.

Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, conta como a nossa alimentação pode ajudar a aliviar o estresse e dá 5 dicas de alimentos para isso. “Alimentos ricos em triptofano aliviam seus sintomas, pois é precursor da serotonina – neurotransmissor responsável pelo bem estar, contribuindo para a melhora do humor e aumento da disposição”, conta.

Confira a lista!

1) Aveia: Por ser rica em triptofano, a aveia, espanta o cansaço, dá a sensação de saciedade prolongada e destrói radicais livres relacionados ao estresse também favorecendo a prevenção de doenças cardíacas. Uma excelente forma de consumir esse cereal é na granola! Segundo Cyntia, é a escolha perfeita para consumir durante picos de estresse.

2) Banana: “Uma das frutas mais ricas em triptofano, o principal aminoácido precursor da serotonina, e B6”, destaca. Sua ingestão é capaz de diminuir a ansiedade e irritabilidade, relaxando a mente e ocasionando na melhora do humor. A combinação banana com aveia é sensacional quando falamos em controle do estresse e aumento de serotonina!

3) Abacate: Também é fonte de triptofano e rico em ômega 3. O abacate aumenta a imunidade, previne doenças e combate a ansiedade. “O fruto possui uma boa gordura, capaz de auxiliar em diversas disfunções mentais. Mas cuidado com os excessos, pois é uma fruta bastante calórica e não deve ser consumida livremente”, comunica.

4) Frutas cítricas e vermelhas: Laranja, tangerina, morango, as berries e outras frutas ricas em vitamina C e antioxidantes mantém os níveis de cortisol controlados e fortalecem o sistema imunológico. “Como o cortisol é um hormônio fortemente liberado durante os picos de estresse, é preciso algo que ajuste seus níveis e as frutas contribuem grandemente para isso”, descreve.

5) Folhas verde escura: Verduras escuras como espinafre, couve e brócolis são ricos em ácido fólico, contendo componentes que diminuem a ansiedade e estimulam o bom funcionamento das células. “Seu consumo ao menos três vezes na semana é capaz de ajudar com o quadro de estresse”, recomenda.

Contudo, a especialista destaca que esses alimentos devem ser incluídos na rotina, assim como exercícios físicos, consumo adequado de água, períodos adequados de sono e sol. “Não adianta recorrer a esses produtos após os picos de estresse, é necessário seu controle para uma vida saudável”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim

Nutrição

É um conjunto de teses que impede o "terrorismo nutricional"