Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Pré e pós-treino: opções plant-based para melhorar o desempenho

Quem tem uma alimentação vegana também se beneficia de boas opções para pré e pós-treino. Nutricionista destaca vantagens do café e da beterraba

Pré e pós-treino: conheça opções plant-based
Pré e pós-treino: conheça opções plant-based / Foto: Shutterstock

É bastante comum, e também indicado, recorrer ao uso de compostos que ajudam a melhorar o desempenho físico e auxiliam na recuperação do corpo após o treino. Para recorrer a uma alimentação para o pré e pós-treino não é preciso ser atleta, basta desejar uma dose a mais de energia e vigor, além de buscar uma recuperação mais rápida.

Algumas combinações são verdadeiras aliadas do bom funcionamento do organismo, e podem aumentar seu rendimento durante os treinos. Seja qual for a atividade, os chamados pré-treinos são elementos importantes para garantir um bom rendimento e dar adeus a fadiga.

Pré-treino

Se você ainda não entende a importância de fazer o pré-treino, saiba que a resposta é bem simples: a alimentação antes do treino tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade, evitando crise de hipoglicemia (queda da glicose no sangue) e auxiliando o organismo para evitar a sensação de fadiga.

De acordo com a nutricionista Fabiana Borrego, especialista em nutrição clínica pelo Centro Universitário São Camilo, para garantir um pré-treino eficiente, a dica é fazer o uso de compostos plant-based com café cold brew (método de infusão que não utiliza água quente para extrair as características do grão) orgânico, mix de especiarias e TCM – Triglicérides de Cadeia Média, que aceleram o metabolismo, ajudam a aumentar a saciedade e a queima de gordura. “O TCM dá energia para atividades intensas, não quebra jejum e ainda auxilia a atividade cerebral”, revela.

Funciona no pré e também no pós-treino

Algumas substâncias podem ajudar bastante o atleta se consumidas antes da prática de exercícios físicos. Contudo, elas também oferecem benefícios para o pós-treino. Para isso, a especialista afirma que o ideal é apostar nos antioxidantes, bastante presentes na beterraba, astaxantina, limão, pimenta caiena e óleo de cártamo. 

Fabiana cita especialmente a beterraba, uma excelente fonte de zinco, mineral fundamental para manter o sistema imunológico em dia. O alimento também contém fibras insolúveis, que auxiliam no trânsito intestinal. “A beterraba é rica em carboidrato de baixo índice glicêmico, fornece energia de forma constante (sem picos) e ajuda a retardar a sensação de fadiga”, finaliza.

Um suco para cada momento

A Sport Life selecionou duas receitas para aumentar seu desempenho e disposição: uma para o pré e outra para o pós-treino. Confira!

Suco energético (pré-treino)

  • 1 xícara de frutas vermelhas (escolher de 2 a 3 tipos: morangos, mirtilos, framboesas, amoras)
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 colher de chá de guaraná em pó
  • 1 colher de sopa de chia germinada
  • 1 colher de chá de mel puro
  • 200ml de água mineral. 

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco alcalinizante (pós-treino): 

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 200ml de água de coco natural
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde
  • 1 raminho fresco de hortelã
  • 1 colher de sopa de linhaça germinada

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

A ingestão de açaí ainda rende muito assunto para maioria dos consumidores

Nutrição

Nutricionista revela como o café age em nosso organismo, fornecendo benefícios essenciais para a prática de exercícios físicos

Nutrição

Escolher bem as refeições é fundamental para conquistar os objetivos com saúde e agilidade

Saúde

Estudo mostrou que substância presente na banana reduz as chances de desenvolver diferentes tipos de tumores. Conheça os benefícios da fruta