A temporada de verão chegou ao Brasil e com esse tempo há várias recomendações sobre hidratação do corpo. Quem ganha espaço nessa época sem dúvida é a água de coco. A nutricionista Fernanda Monteiro vai listar cinco motivos para apostar na água de coco.
OS CINCO MOTIVOS
HIDRATA
“A água de coco ajuda na reposição dos líquidos e é bastante indicada em casos de desidratação, seja por motivos de doença, como diarreias e vômitos, ou após a prática de exercícios”, disse Monteiro. A bebida ainda possui minerais e aminoácidos, que fornecem nutrição ao corpo e sem interferir no peso. Afinal, há baixo teor calórico.
MELHORA O FUNCIONAMENTO DOS RINS
A riqueza em nutrientes da água de coco auxilia na extinção de toxinas no organismo, estimula o funcionamento do rim e ajuda na produção e eliminação de urina. “Quanto mais urina produzida, maior a eliminação dos pequenos cristais, que podem dar origem a pedra nos rins e prevenindo os cálculos renais”, falou Fernanda.
DIMINUI O CANSAÇO E STRESS
A desidratação provoca lentidão no organismo, nas atividades cerebrais, gera cansaço e promove a fadiga. “O potássio e o magnésio presentes na bebida auxiliam na redução do cansaço e do estresse. A água de coco aumenta a energia e auxilia no relaxamento muscular por reidratar o corpo”, analisou.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A água de coco não só traz a hidratação para o corpo, como também torna-se aliada do sistema imunológico. “Por ser rica em vitamina C, a água de coco fortalece o sistema imunológico, evitando que doenças virais sejam contraídas com mais facilidade”, relatou.
ELA AJUDA COM A RESSACA
“Consumir bebida alcoólica faz com que percamos a água do corpo através da urina. O que pode causar a desidratação, resultando em sintomas, como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, náuseas e sede”, explicou Fernanda. Além disso, a profissional admitiu que beber água de coco após o alto consumo de bebida alcoólica promove a reposição do líquido perdido e ameniza desconfortos.
CUIDADO
Existe a necessidade de redobrar a atenção em relação a hidratação do corpo principalmente quando há grande exposição ao sol. “Em dias muito quentes, é natural que o corpo perca mais liquida, por isso a necessidade de nos mantermos
sempre hidratados”, concluiu Monteiro.