O abacate é o fruto do abacateiro, as suas origens são mexicanas e sul-americanas e com o tempo passou a ser cultivada em áreas tropicais. Está presente no Brasil desde 1809. Apesar dos seus benefícios para a saúde, há quem duvide de suas vantagens, exemplo: o abacate deve fazer parte da dieta de quem treina?
Abacate + exercício físico = it’s a match!
“Sim. Diferente de muitas frutas, o abacate é fonte de gordura, rico em potássio, cálcio, vitaminas A, E, B5, B6 e antioxidantes, como a luteína. Melhora o risco de cãibras, protege de dores, fadiga e evita lesão”, garantiu a nutricionista Renata Branco em entrevista exclusiva para o Sport Life.
É viável inserir um quarto do abacate por pelo menos três vezes na semana para que uma pessoa obtenha os benefícios dessa fruta. Na sequência, Renata expôs outros ganhos que esse fruto proporciona.
“A gordura do abacate melhora as membranas celulares, deixando-as permeáveis e diminuindo a retenção de líquido. Existem também dentre as gorduras alguns fitoquímicos benéficos, que auxiliam na uniformidade da pele. essas gorduras auxiliam o aumento no HDL (Lipoproteínas de alta densidade) e diminuição do LDL (Lipoproteínas de baixa densidade)”, completou a profissional.
O cuidado e orientação para o consumo consciente de abacate
Todas as ajudas dessa fruta só incentivam a apreciá-la diariamente. Não é mesmo? Ainda mais por se tratar do seu índice glicêmico baixo, fator que ajuda na hora de emagrecer. É o alimento que sacia, com baixo carboidrato e gorduras boas. Já o veto fica para não ingerir abacate com açúcar.
“O abacate é rico em gorduras, mas o excesso de gordura pode trazer prejuízos à saúde. Então, o equilíbrio é sempre bem-vindo. Portanto, consuma cortado em cubos com sementes, com ovo, faça maionese de abacate para comer na salada ou no pão com whey protein e cortado na salada. A melhor opção é sempre sem açúcar, e, principalmente, para quem quer emagrecer e buscar mais saúde. É uma ‘bomba’ calórica e só ajudaria a inflamar seu organismo”, orientou a nutricionista.
É verdade que vale a pena ingerir abacate antes de dormir?
“Sim. É uma estratégia para ter saciedade para não colocar carboidrato à noite, auxiliar no sono e potencializando a ação do hormônio do crescimento (GH)”, finalizou Renata Branco.