Resumidamente, hipertrofia é o trabalho que visa o crescimento dos músculos e acontece quando há exercícios com um tipo de peso ou esforços por meio de uma sobrecarga. Detalhe que a disciplina importa tanto dentro quanto fora da academia, ou seja, um sujeito deve se atentar com aquilo que escolhe na refeição. Eis que surge a dúvida: como definir a dieta para hipertrofia feminina?
Entenda o cardápio da dieta para hipertrofia feminina
“O cardápio deve conter alimentos o mais natural e minimamente processado possível, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e suplementação adequada. O consumo de proteína deve ter uma atenção especial, pois é através dela que conseguimos uma adequada reconstrução muscular”, afirmou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da Vitafor Nutrientes Dra. Taciane Aparecida de Oliveira.
Essa colocação reforça que esse tipo de objetivo implica em renúncia, ou seja, se uma pessoa não lida com uma restrição médica, vale a pena evitar o excesso de alimentos embutidos, que tornam-se prejudiciais no ganho de massa muscular e o consumo de bebida alcoólica que exerce um efeito negativo.
Da mesma forma, é inviável definir um suplemento capaz de agilizar os ganhos de um certo alguém. Apenas um profissional é que consegue citar o que é o melhor conforme sua avaliação.
“Existem diversos fatores a serem levados em consideração, como peso, altura e o tipo de suplementos. Por isso, é muito importante a busca de um profissional capacitado antes de iniciar a suplementação”, justificou Taciane.
A função dos suplementos na dieta para hipertrofia feminina
Os suplementos servem como um complemento para dieta, isto é, impactam no equilíbrio alimentar juntamente com a prática de exercícios físicos. Esse algo mais acontece com as substâncias bioativas, enzimas, nutrientes ou probióticos. Oliveira citou alguns produtos para resultados “diferenciados” no processo de hipertrofia.
“O consumo de whey é de extrema importância, pois possui uma proteína mais biodisponível, que chega com mais facilidade e com uma quantidade mais garantida no músculo. Outro suplemento que pode ser um aliado para quem busca uma hipertrofia mais acelerada é o Colosfort que estimula IGF-1 (Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1), um fator de crescimento muscular”, explicou.
Acréscimos sobre essa proposta de dieta
Gosta de “pular” a sua refeição em algum dia ou outro? É melhor rever os seus objetivos principalmente após a colocação da Taciane sobre quem dá uma “escapada” do seu plano alimentar.
“Tão importante quanto a quantidade e a qualidade dos seus treinos para hipertrofia é a alimentação para ganhar massa muscular. Ficar muito tempo sem comer, pular refeições não somente vai atrapalhar esse processo, como passa a perder a musculatura, pois com a falta de energia o corpo usa a massa muscular como fonte de energia”, justificou.
Por fim, essa profissional explicou o motivo do álcool não combinar com a hipertrofia. “O consumo regular de álcool pode atrapalhar tanto a absorção de alguns nutrientes quanto interferir na síntese proteica, prejudicando na hipertrofia, além de atrapalhar no desempenho físico, pois diminui a força, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular”, concluiu a Dra. Taciane Aparecida de Oliveira.