O que não faltam são pesquisas sobre o ganho massa muscular em qualquer fase da vida, não é mesmo? Sendo assim, existe outra novidade da ciência que aponta os impactos da musculação na terceira idade.
Os impactos da musculação na terceira idade
Quanto mais massa muscular, maior é a chance de se ter qualidade de vida na terceira idade. O livro “A Revolução dos Músculos”, da geriatra estadunidense Gabrielle Lyon, destacou o papel da musculatura na prevenção de doenças.
Essa proposta atua contra hipertensão e diabetes, no reforço do sistema imunológico e, também, na manutenção da capacidade funcional para realizar movimentos cotidianos, exemplos: caminhar, sentar e carregar sacolas de supermercado.
“A maioria dos estudos demonstrou que o fortalecimento muscular resulta na melhora significativa da massa e da função dos músculos esqueléticos. Programas de fortalecimento com carga baixa, alta, com picos de potência ou com associação de treinamento cardiovascular trazem efeitos benéficos sobre essas estruturas”, citou uma ampla revisão bibliográfica publicada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
A palavra do especialista
“A segurança nos movimentos é um dos aspectos que justificam a realização de treinos de musculação para indivíduos idosos”, concluiu o treinador da Smart Fit Bruno Silva.