7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate, que é um dos alimentos mais amados e consumidos no mundo, presente em diversas culturas e tradições. Dessa maneira, sempre há uma série de recomendações para o consumo saudável e nesse sentido a médica especialista em nutrologia Dra. Caroline Accorsi vai citar os três benefícios do chocolate amargo.
Os três benefícios do chocolate amargo
Saúde cardiovascular
“Pesquisas indicam que o consumo moderado de chocolate amargo pode melhorar a função endotelial, reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de doenças cardiovasculares . Os flavonoides presentes no cacau ajudam a aumentar a produção de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação”, relatou.
Melhora do humor
“O chocolate é conhecido por seu efeito positivo no humor. Ele contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor associado ao bem-estar e felicidade. Além disso, o consumo de chocolate libera endorfinas, que proporciona uma sensação de prazer”, disse.
Manutenção do peso
“O consumo de chocolate amargo em pequenas quantidades pode ajudar no controle do peso. Estudos sugerem que aumenta a saciedade, reduz o desejo por alimentos doces e gordurosos”, comentou.
Os malefícios do consumo excessivo de chocolate
Escolha que traz sérios danos para saúde. “O consumo excessivo de chocolates ricos em açúcar e gordura pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de desenvolver doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. É crucial consumir chocolate com moderação e optar por versões com maior teor de cacau”, concluiu a Dra. Dra. Caroline Accorsi.
