O suplemento whey protein tornou-se popular entre atletas, entusiastas do fitness e até mesmo pessoas que buscam alimentação equilibrada. Ainda assim, há muitos receios e nesse sentido o Sport Life vai compartilhar três mitos sobre consumo de whey protein com a ajuda da nutricionista Vivi Sanches.
Os três mitos sobre consumo de whey protein
Whey protein causa câncer
Não há evidências científicas, que sustentam essa afirmação. Várias pesquisas não encontraram qualquer ligação direta entre o consumo de whey e o desenvolvimento de câncer. “O whey protein é apenas uma fonte de proteína derivada do soro do leite, rica em aminoácidos essenciais, que promovem a recuperação muscular e o crescimento”, pontuou Vivi.
Apenas para aletas
“O whey protein pode ser benéfico para qualquer pessoa que precise aumentar sua ingestão de proteínas, incluindo idosos, vegetarianos e pessoas com necessidades especiais de saúde”, alegou.
Whey protein é prejudicial aos rins
“Não há evidências de que o consumo moderado de whey protein cause danos renais em indivíduos saudáveis. No entanto, pessoas com problemas renais preexistentes devem consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação”, justificou.
Dois benefícios comprovados do whey protein
Construção e reparação muscular
Vivi Sanches explicou que o whey protein é rico em aminoácidos de BCAA (Cadeia ramificada), especialmente leucina, que desempenha um papel crucial na síntese de proteínas musculares.
Fortalecimento do sistema imunológico
O whey protein contém imunoglobulinas e lactoferrina, que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.