O futebol ainda está de luto! O zagueiro uruguaio Izquierdo, de 27 anos, do Nacional-URU, sofreu um mal súbito na derrota de 2 a 0 para o São Paulo, nessa quinta-feira (22), no MorumBIS, pelo segundo e decisivo confronto das oitavas de final da Copa Libertadores da América. E morreu na última segunda-feira (27), em São Paulo, devido a morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
Um episódio que rompeu as quatro linhas, ou seja, despertou curiosidade até para quem preza pelo estilo de vida saudável. Dessa forma, o cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo e professor do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo Dr. Luiz Velloso revelou quatro dicas para evitar problemas cardíacos em entrevista exclusiva para o Sport Life.
O que fazer para evitar problemas cardíacos
Hábitos saudáveis
Evitar o fumo, bebidas alcoólicas em excesso, os alimentos ultraprocessados e com muita gordura de origem animal e o excesso de carboidratos. Manter boa hidratação e buscar um peso corporal adequado para seu tipo físico.
Avaliação
Especialmente em pessoas sedentárias e com mais idade, que vão iniciar atividade esportiva ou os famosos “esportistas de fim de semana”. A dica é fazer antes uma avaliação criteriosa por médico do esporte ou cardiologista para detectar doenças cardiocirculatórias, que possam trazer riscos.
Regularidade
Buscar desde o início um exercício físico regular ao menos por três vezes na semana em intensidade progressiva, que seja prazerosa e não exaustiva. A atividade em grupo pode ajudar muito.
Sem excesso
Evitar o overtraining, ou seja, evitar um programa que resulte em exaustão ou lesões por carga excessiva e mal orientada de exercícios.
Recado para esportistas profissionais
“A abordagem desses atletas pelo cardiologista começa com a busca cuidadosa dos sintomas e antecedentes, além de exame físico minucioso”, concluiu o Dr. Luiz Velloso.