Ter a famosa “barriga de tanquinho” é o desejo de muita gente. Pilates pode ajudar, assim como alguns alimentos que auxiliam na queima de gordura abdominal. Mas não dá para fugir de um ponto essencial – os abdominais.
Só que atenção: não adianta fazer milhares deles de qualquer jeito. Para conquistar resultados, é preciso entender como executar corretamente e, principalmente, lidar com a gordura que cobre a musculatura. Afinal, os exercícios fortalecem os músculos, mas se a camada de gordura continuar ali, os “gominhos” não ficam visíveis.
Para afinar a cintura e reduzir o seu diâmetro abdominal, a chave está em ativar o transverso, músculo mais profundo do abdome. Trabalhar essa região garante não só firmeza, mas também a base para que os outros músculos se destaquem.
A seguir, três níveis de exercícios que podem ser adaptados conforme sua evolução:
Nível 1 – iniciante
Na posição de quatro apoios, contraia o abdome como se quisesse levar o umbigo em direção às costas. Mantenha a posição por alguns segundos e faça várias respirações diafragmáticas. Mantenha a coluna estável e faça 4 séries de 30 segundos. Repita 3 vezes.
Nível 2 – intermediário
Coloque as mãos debaixo da região lombar, contraia fortemente o abdome, como se quisesse pressionar as mãos. Estenda uma perna e alterne lentamente, mantendo a pressão sobre as mãos. Faça 4 séries de 30 segundos. Além disso, descanse ao menos 2 minutos entre as séries.
Nível 3 – avançado
A variação mais intensa é manter o quadril neutro e os braços e pernas estendidos. Lembre-se de fazer uma respiração diafragmática e manter o abdome bem contraído (levando o umbigo em direção às costas). Por fim, mantenha a posição por 20 ou 30 segundos e repita 4 vezes.
Fazendo esses exercícios com uma frequência correta, você vai conseguir perder barriga muito mais rápido!
