Connect with us

O que você está procurando?

Renato Dutra

Na rua e na montanha

Quem corre, deve pensar em mesclar treinos no asfalto e em trilhas de terra se a ideia é ter vida longa na corrida

Corrida na montanha
Foto: Shutterstock

Que o número de corredores pelo Brasil não para de crescer, isso não é novidade. Estima-se que já somos cerca de 7 milhões correndo por ruas e parques. No entanto, tem acontecido um fenômeno recente: o crescimento do número de provas e praticantes de corridas de montanha. De fato, há, atualmente, diversos organizadores, e os preços praticados para participar de provas mais rústicas mostram que há um público disposto a pagar um pouco mais para sair do asfalto.

Corrida na montanha

Foto: Shutterstock

Até fica fácil entender o porquê. Se pararmos para pensar, enquanto há muitos corredores “novatos” e muito empolgados com o circuito tradicional de provas de rua, existe um contingente de atletas veteranos e que já experimentaram todo tipo de distância nos grandes centros urbanos: 5 km, 10 km, meia e maratona. Tenho conversado com alguns veteranos e, de fato, boa parte deles busca novos desafios, ares diferentes e preferencialmente em contato com a natureza. E, inclusive, já há assessorias esportivas e treinadores especializados em treinamento para corrida de aventura e montanha.

Sim, treinar para uma prova em que o terreno é bem mais irregular, com mudanças de superfície (terra, grama, pedras etc.) e constantes aclives e declives torna o ato de correr, no mínimo, diferente. Não somente a exigência técnica muda, mas também as necessidades de fortalecimento, alavancas, sem nos esquecer da estratégia. Enquanto correr no asfalto permite imprimir ritmos mais intensos e o foco fica na administração do esforço ao longo da prova, numa trilha o objetivo é mais distribuído entre manter o ritmo, concentrar-se em aterrissar corretamente e de forma segura em buracos e desníveis, além das mudanças mais frequentes da altimetria (ora descendo, ora subindo). Aliás, há trechos de corridas de montanha em que o atleta leva mais vantagem subindo caminhando do que correndo, e é preciso experiência e treinamento para aprender a caminhar nos pontos críticos do percurso.

Provas de rua ou montanha?

Muitos corredores devem estar se perguntando: devo focar nas corridas de rua ou nas provas de montanha? Não há uma resposta correta, mas é preciso avaliar o objetivo do atleta e sua base de treinamento. Recomendo que, para iniciantes, o início do treinamento vise a participação em provas de rua de 5 km a 10 km. Mas não descarto, e acho interessante incluir na rotina semanal um treino leve feito em trilhas.

Isso porque o terreno é mais macio e força o praticante a adaptar-se às irregularidades. Encaro essa adaptação benéfica também para praticar corrida em parques e ruas. Nunca se sabe quando o corredor encontrará em seu caminho um buraco ou uma raiz, por exemplo. E não faltam histórias de corredores de asfalto que já tropeçaram por conta desses“ imprevistos”. No entanto, as corridas de montanha podem e devem fazer parte dos objetivos de um atleta mais experiente. Por exemplo, após correr por várias temporadas em asfalto, seria benéfico física e mentalmente definir um período de treinamento para as corridas de montanha. Com menos treinos em asfalto e maior quilometragem semanal em trilhas, o atleta se manterá em atividade. Muitos já estão aderindo e sentindo os efeitos positivos de encarar as trilhas. Vale a pena fazer parte disso!

Escrito por

Diretor técnico da Run & Fun e especialista em treinamento desportivo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só