Quem disse que no inverno não dá praia? Com percursos de 8 e 21 km o litoral de São Paulo recebe dia 21 de junho a Ubatuba Extreme. A prova de 8 km é perfeita para atletas iniciantes, mas isso não significa que será fácil, pois a trilha foi demarcada com diversos desafios. Os mais experientes podem encarar os 21 km solo, em que não vão faltar trilhas por mata fechada, travessia de rios e percurso bastante técnico.
+ Confira a agenda completa de eventos
É possível ainda fazer a prova em revezamento, que será dividida em dois trechos, um de 13 e outro de 8 km. “A prova tem pouca altimetria em relação às outras corridas de montanha. No percurso de 21 km serão 3 elevações (200m, 100m e 50m de ascensão, respectivamente). Haverá dois trechos de areia fofa, sendo o primeiro com 1,5 km e o segundo com 500 metros”, detalha Caco Fonseca, da Selva Aventura. O participante tem que estar preparado para entrar na água, pois fará três travessias. “E terá uma caminhada dentro do leito do rio, no fim da prova, de 1 km, uma parte linda”, completa o treinador. Por isso, prefira um tênis próprio para entrar na água e continuar correndo sem problemas com bolhas.
Ele sugere que faça treinos de volume normalmente, pensando que a média de tempo para a conclusão dos 21 km são 2h50. “Mas reforce os treinos de força, você vai precisar para correr na areia e dentro da água”, recomenda.
O percurso de 8 km vai de Puruba a Promirim, e o de 21 km de Almada a Promirim. “Perceba que o percurso menor é a parte final dos 21 km, então terá um morro de 50 metros de ascensão, bem como uma travessia e a caminhada no leito do rio”, completa Fonseca.
A retirada dos kits será dia 20, na Praia de Prumirim, ou diretamente na largada. É preciso fazer a doação de um brinquedo usado ou material escolar, que serão entregues às crianças da comunidade. Outros detalhes em ubatubaextreme.com.br