Connect with us

O que você está procurando?

Harry Thomas

Apropriação indevida de fotos em corridas de rua

Apesar da falta de violência explícita, o mundinho running não é um mar de rosas

Foto: Arquivo pessoal

O ambiente de corrida é super saudável, é o que sugere, quando participamos de uma corrida e vemos centenas e milhares de pessoas convivendo pacificamente.

Invariavelmente, não é necessário policiamento nas arenas esportivas devido ao baixíssimo índice de criminalidade, seja por brigas, furtos ou roubos. É um ambiente para toda a família, com aquela “vibe” elevada.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Porém, longe das câmeras e dos olhares alheios, existem práticas que deixam a desejar. Tem aquele corredor que corre sem estar inscrito, o famoso pipoca (mas esse é assunto para outra hora), tem o cortador de caminho, tem o que corre com o número de peito de outrem atrapalhando a classificação seja de tempo ou de colocação de categorias. Assim, apesar da falta de violência explícita, o mundinho running não é um “mar de rosas”.

Com o advento das redes sociais e com a necessidade, digamos, narcisista de exposição, ganha força um novo personagem. O corredor que se apropria indevidamente de imagens de sites de venda de fotos.

O serviço de fotos é feito por empresas ou fotógrafos autônomos que são credenciados para fotografar o evento. O fotógrafo tem um gasto relevante seja de tempo, trabalho ou de investimento em equipamentos fotográficos. Um conjunto profissional de câmera, lentes, cartões, monopé e acessórios chega a custar em média R$ 10.000,00, valor que pode subir exponencialmente a depender da qualidade do equipamento utilizado.

Não bastasse esse custo, o profissional depois de tomar sol, chuva, passar calor ou frio e tirar milhares de fotos, precisa subir as milhares de imagens feitas na corrida.

Enquanto o atleta atravessa o pórtico de chegada, pega sua medalha e vai comemorar, o fotógrafo inicia o segundo tempo de seu trabalho, renomeando os arquivos – normalmente feito de foto a foto – para então subir as imagens no sistema para a posterior e eventual venda.

Eis que surge a figura do usurpador de trabalho alheio, que configura aquele corredor que gostou da sua imagem disponibilizada para venda nos sites de fotografias, e simplesmente faz um Ctrl + C – Ctrl + V da foto, para então postar e mostrar aos amigos nas Redes Sociais sua façanha na corrida.

Segundo fotógrafos que contatei – e que estão indignados com o aumento desta prática – tal atitude nada mais é que usurpação do trabalho alheio. O pior é que vemos vários formadores de opinião no mundo running utilizando de tais práticas.

O povo que quer se livrar de políticos corruptos deve começar a fazer sua lição de casa primeiro.

Escrito por

Harry Thomas Jr. tem 50 anos e é corredor maratonista desde 1995. Já completou 27 maratonas, sendo três sub 3h, além de duas ultratrails. Pioneiro no Brasil na criação de sites especializados em corridas de rua, é colunista e blogueiro da Sport Life Brasil.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Estudo apontou que fazer pausas durante atividade pode acelerar a queima calórica

Suplementos

Suplementos ajudam a ter mais foco e vigor na correria do dia a dia

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

É o esporte que costuma ser experimentado por quem quer deixar o sedentarismo

Corrida

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas

Corrida

Atividade pode acelerar o emagrecimento, prevenir lesões e aprimorar o condicionamento físico

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta