Connect with us

O que você está procurando?

Harry Thomas

Hitler e seu Estádio Olímpico

A relação do ditador com os jogos Olímpicos

[PAGE TITLE]

Li a autobiografia de Albert Speer, Por Dentro do III Reich. Speer, arquiteto de Adolf Hitler, conta uma passagem interessante da já então conhecida megalomania do Ditador.

Em 1938 o arquiteto apresentou os projetos do novo estádio olímpico que ficaria pronto no ano de 1945. A capacidade projetada – pasmem – era para 400 mil pessoas sentadas, e nela o fato curioso era que Hitler iria não somente monopolizar os Jogos, como também as regras dos esportes, como transcrevo abaixo:

“Os desenhos estavam fixados em pranchetas ao lado da maquete. Hitler fixou o olhar neles. Falamos de jogos olímpicos. Como nas vezes anteriores chamei-lhe atenção para o fato de não ter o meu campo de esportes as dimensões olímpicas prescritas. Sem alterar a voz, como se tratasse de coisa lógica, compreensível, indiscutível, Hitler disse:

Advertisement. Scroll to continue reading.

– Isso não tem importância. Os jogos olímpicos serão realizados outra vez em Tóquio no ano de 1940. Mas depois se realizarão sempre na Alemanha, neste estádio. Seremos nós quem determinaremos as dimensões do campo de esportes.”

Pois é, se vencesse a Guerra, o “espírito olímpico” teria ido ralo abaixo.

Hitler_Speer

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Nutrição

Nutricionista revela como a fruta pode ser vantajosa para a saúde e o desempenho esportivo

Saúde

Especialistas de diversas áreas revelam como a atividade física pode atuar positivamente no organismo