Escutar seu corpo e perceber como ele tende a se recuperar depois da corrida é importantíssimo. Há uma variedade de fatores que podem contribuir para reduzir a velocidade de recuperação, e brutais condições climáticas podem fazer parte disso. Independentemente da causa, há várias coisas que você pode fazer para ajudar o processo de recuperação. Os corredores têm tipicamente um plano de treino, mas raramente um plano de recuperação. Seja proativo e faça um plano de recuperação após cada corrida.
Confira as seis dicas para se recuperar depois da corrida:
-
-
1 – Inclua um tempo para resfriar o corpo após cada treino: correr bem de leve ou caminhar por uns 10 minutos para facilitar o retorno do corpo ao seu estado “normal”. Isso também ajuda a evitar uma acumulação de sangue nas pernas, auxiliando o organismo na redistribuição do fluxo sanguíneo, reduz o estresse do coração e taxa de respiração de forma gradual, permite que a temperatura do corpo a caia, e elimina resíduos metabólicos, o que ajuda a reduzir a dor muscular. A principal ideia é não apenas parar abruptamente de correr e ir para casa e deitar no sofá (Foto: Getty Images)
-
-
2 – Troque de roupa imediatamente após o treino: roupa molhada pode resfriá-lo muito rapidamente depois de uma corrida. Colocando roupas secas, você mantém seus músculos quentes, que promove a circulação que auxilia a recuperação. Bom fluxo sanguíneo traz muitos nutrientes para os músculos esgotados e transporta resíduos metabólicos de distância, exatamente o que você quer na sequência de uma corrida (Foto: Getty Images)
-
-
3 – Tenha sempre uma toalha ou uma esteira com você: depois de resfriar seu corpo, sente-se e alongue antes de ir embora. O rolo de espuma é uma boa pedida quando chegar em casa, principalmente depois de um banho quando seus músculos estão relaxados. Esta ferramenta de auto-massagem pode ajudá-lo a trabalhar para fora torções e aumentar a sua flexibilidade (Foto: Getty Images)
-
-
4 – Planeja sua alimentação pós treino e hidratação: beber ou comer algo cerca de 20 minutos depois de terminar a sua corrida é importante. Você precisa de água, carboidratos e proteínas, bebidas de recuperação, shakes de proteína, ou leite com chocolate todos fazem boas bebidas pós-treino (Foto: Getty Images)
-
-
5 – Atenção no planejamento do seu treino: ele é apropriado para o seu nível de condicionamento físico atual? Certifique-se de que você tem o tempo de recuperação entre os treino. Por exemplo, planos de treino devem alternar dias mais pesados e mais leves. Se você está exagerando nos treinos pesados e não descansando adequadamente, considere redimensionar seu treino (Foto: Getty Images)
-
-
6 – Leve a temperatura em consideração: você terá que fazer seu ritmo quando você está correndo no calor, um tempo de recuperação maior entre as execuções longas ou corridas pesadas pode ser necessárias. O calor e a umidade também significa mais suor, o que significa uma maior perda de fluidos e eletrólitos, assim você não pode descuidar da reposição de líquidos e eletrólitos com suplementos, caso haja necessidade (Foto: Getty Images)
Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 🙂