Viver em ambientes urbanos e muito poluídos pode trazer muitos problemas, principalmente para a visão. O olho seco é um dos sintomas mais comuns entre a população e pode ser evitado. A oftalmologista Ligia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP), explica os sintomas e como evitar o desconforto.
Como evitar o olho seco
-
-
Quais são os cuidados
indispensáveis para se evitar o problema?
Cuidar da saúde ajuda a evitar olho seco, pois há doenças sistêmicas que causam olho seco, especialmente as reumatológicas, como a artrite reumatoide. Além disso, muitas medicações (como anti- hipertensivos e antidepressivos) usadas em tratamento de doenças sistêmicas estão associadas à piora de olho seco. Evitar ambientes poluídos e com muita poeira, além de ventiladores e ar-condicionado em excesso auxiliam a melhora do olho seco.
O colírio lubrificante pode ser usado com frequência. Em
caso de dúvidas, sempre procure um médico oftalmologista. Foto: Getty Images
-
-
O que causa a
secura dos olhos?
Situações como temperatura elevada, excesso de trânsito e baixa umidade atmosférica acentuam os sintomas de olho seco. Casos graves podem apresentar afilamento da córnea e até perfuração ocular, com risco de perda da visão. Tais casos graves, no entanto, estão sempre associados a doenças sistêmicas. Foto: Getty Images
-
-
Foto: Getty Images
-
-
O celular influencia
esse tipo de sintoma?
O uso do celular pode influenciar os sintomas de olho seco, assim como ler bastante e uso de tablets. Isso acontece, pois, ao prestar atenção na leitura, há uma queda na frequência das piscadas. Piscando menos há mais evaporação da lágrima, o que causa o aumento da sensação de olho seco.
Lembrar-se de piscar é uma medida simples que pode aliviar os sintomas. Foto: Getty Images
VEJA TAMBÉM:
Superalimentos: 20 alimentos essenciais para a sua saúde
Corrida: 3 treinos na esteira para ganhar performance no inverno