Corrida

A corrida é amiga ou inimiga dos joelhos? Ortopedista explica

Os seus adeptos lhe definem como “exercício do prazer”

Corrida é amiga ou inimiga dos joelhos - Shutterstock

A corrida não para de conquistar adeptos, afinal, não exige equipamentos especiais e que pode ser praticada em, praticamente, qualquer lugar. Fora ainda que há vários eventos, como provas, maratonas e grupos organizados de praticantes dessa atividade.

A diferença é que como qualquer outro esporte traz dúvidas. Principalmente para quem ainda não criou a paixão com as pistas. Por exemplo: a corrida é amiga ou inimiga dos joelhos?

Veja se a corrida é amiga ou inimiga dos joelhos

“A corrida é uma atividade física de alto impacto e como os joelhos são os principais responsáveis por absorver esse impacto, muitas pessoas acreditam que o esporte pode prejudicar a articulação. Mas não existem evidências científicas que comprovem essa informação. Na verdade, sabemos que a corrida tem um efeito protetor dos joelhos”, disse o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

O Dr. Marcos pontuou na sequência, que quando a corrida ocorre de maneira adequada, vai auxiliar no controle do peso e ajudar no fortalecimento da musculatura das pernas. O que oferece maior proteção à articulação do joelho.

“O funcionamento adequado do joelho depende da ação de diversos músculos. Então praticar exercícios que ajudem a fortalecer essa musculatura, como a corrida, é capaz de melhorar a função articular da região. Além de ajudar a manter sua estabilidade durante o movimento e reduzir a carga sobre a articulação”, destacou.

Como fica a situação do joelho do corredor?

Nada mais é do que é o termo popular para condição “Síndrome do Trato Iliotibial”. Apesar do nome, é comum entre praticantes de diversos tipos de exercícios físicos e, principalmente, para os de alta intensidade.

“O joelho de corredor se caracteriza por uma inflamação do trato iliotibial, uma faixa de tecido fibroso que se estende do ílio, localizado na bacia, até a tíbia e um pouco abaixo do joelho. Inchaço, dor na lateral do joelho e restrição do movimento da região são sintomas da condição causados pela prática inadequada ou excessiva de atividade física”, esclareceu.

Como se prevenir das lesões?

“Se você nunca correu, comece devagar. Durante a caminhada, aumente brevemente a velocidade do passo e, conforme você ganha condicionamento, acelere o ritmo e aumente o tempo e a frequência da corrida. No geral, os tênis para corrida são mais leves e possuem um sistema de amortecimento mais sofisticado. O calçado também deve oferecer estabilidade, possuir um tamanho adequado para seu pé e, claro, ser confortável. Além disso, deve estar de acordo com o seu tipo de pisada e o solo onde a corrida será realizada”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Você também vai gostar

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Sair da versão mobile