Abacaxi pode fortalecer os músculos; confira os benefícios da fruta

Nutricionista revela os principais motivos para incluir a superfruta na alimentação

abacaxi
Benefícios do abacaxi / Foto: Shutterstock

O abacaxi é uma fruta saborosa, saudável e muito popular no Brasil. Além disso, ela faz parte da conceituada lista de superfrutas. Esse termo é relativamente novo por aqui, no entanto, pesquisadores e profissionais de nutrição consideram alguns frutos tão benéficos e funcionais para a saúde humana, que merecem essa classificação.

Não à toa, o abacaxi é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e substâncias que fortalecem a saúde, promovendo uma melhora da qualidade de vida. Mais uma prova de que, para manter a dieta em dia, não é necessário sofrer.  Como se não bastasse, a fruta também pode ser uma alternativa relevante para quem pratica atividades físicas regularmente e busca um fortalecimento dos músculos. “A presença de potássio ajuda na contração muscular e protege contra a hipertensão”, explica a nutricionista Fernanda Brunacci.

A profissional também elencou outros bons motivos para incluir o abacaxi na dieta. Confira:

Fortalece os músculos

Conforme foi revelado por Fernanda, o abacaxi é uma boa fonte de potássio, substância que auxilia a contração muscular. Fator que, para quem é adepto da musculação, é fundamental. É durante essa contração que ocorrem microlesões musculares. Com uma alimentação correta e um descanso efetivo, as fibras da musculatura se regeneram mais fortes e maiores, concluindo, dessa maneira, o processo de hipertrofia.

Evita o aparecimento de doenças

“O abacaxi pode atuar de diversas maneiras positivas na saúde, já que é uma fruta rica em diversas vitaminas, minerais, compostos bioativos, água e fibras. Aliado à uma alimentação saudável e equilibrada ele pode ajudar na prevenção do aumento do colesterol, do aparecimento do diabetes, de alguns tipos de cânceres e na saúde cardíaca”, conta Fernanda.

Alivia o estresse e melhor a saúde mental

Segundo a nutricionista, além de benefícios físicos, incluir o abacaxi na alimentação também pode fortalecer a mente. “Graças as vitaminas B1 e B3, o abacaxi ajuda a combater a fadiga e cansaço mental”, diz.

Combate a retenção hídrica

Sabe aquela sensação ruim de inchaço? As causas podem ser várias, porém, a prisão de ventre e a retenção de água costumam contribuir para esse efeito desagradável. Comer algumas porções de abacaxi, talvez, seja a solução tão procurada. “A fruta ainda auxilia o trânsito intestinal e pode até ajudar na TPM, diminuindo a retenção de líquidos”, conta a especialista.

Fortalece a imunidade

Talvez um dos efeitos mais famosos da fruta. “Por ser fonte de vitamina C, o abacaxi exerce papel fundamental na imunidade, na absorção do ferro (evitando quadros de anemia ferropriva) e na circulação sanguínea”, comenta Fernanda.

Auxilia na digestão

Outra função famosa do abacaxi. “A fruta sempre é lembrada como um alimento que ajuda na digestão, graças a presença de uma enzima chamada bromelina”, conta a nutricionista.

Ameniza dores

“Essa enzima [bromelina] também tem outros papeis no organismo: é um potente antioxidante e anti-inflamatório que protege o coração. Pode auxiliar em quadros de artrite, diminuindo a dor e na prevenção de câncer. Também apresenta ação antimicrobiana”, relata Fernanda.

Te deixa longe de infecções

“Alguns estudos ainda apontam que a bromelina pode trabalhar na prevenção de doenças bacterianas, pneumonia, rinite e sinusite”, completa a nutricionista.

Fontes: Saúde em Dia e Fernanda Brunacci, nutricionista da Vibe Saúde

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você