Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Abacaxi pode fortalecer os músculos; confira os benefícios da fruta

Nutricionista revela os principais motivos para incluir a superfruta na alimentação

abacaxi
Benefícios do abacaxi / Foto: Shutterstock

O abacaxi é uma fruta saborosa, saudável e muito popular no Brasil. Além disso, ela faz parte da conceituada lista de superfrutas. Esse termo é relativamente novo por aqui, no entanto, pesquisadores e profissionais de nutrição consideram alguns frutos tão benéficos e funcionais para a saúde humana, que merecem essa classificação.

Não à toa, o abacaxi é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e substâncias que fortalecem a saúde, promovendo uma melhora da qualidade de vida. Mais uma prova de que, para manter a dieta em dia, não é necessário sofrer.  Como se não bastasse, a fruta também pode ser uma alternativa relevante para quem pratica atividades físicas regularmente e busca um fortalecimento dos músculos. “A presença de potássio ajuda na contração muscular e protege contra a hipertensão”, explica a nutricionista Fernanda Brunacci.

A profissional também elencou outros bons motivos para incluir o abacaxi na dieta. Confira:

Fortalece os músculos

Conforme foi revelado por Fernanda, o abacaxi é uma boa fonte de potássio, substância que auxilia a contração muscular. Fator que, para quem é adepto da musculação, é fundamental. É durante essa contração que ocorrem microlesões musculares. Com uma alimentação correta e um descanso efetivo, as fibras da musculatura se regeneram mais fortes e maiores, concluindo, dessa maneira, o processo de hipertrofia.

Evita o aparecimento de doenças

“O abacaxi pode atuar de diversas maneiras positivas na saúde, já que é uma fruta rica em diversas vitaminas, minerais, compostos bioativos, água e fibras. Aliado à uma alimentação saudável e equilibrada ele pode ajudar na prevenção do aumento do colesterol, do aparecimento do diabetes, de alguns tipos de cânceres e na saúde cardíaca”, conta Fernanda.

Alivia o estresse e melhor a saúde mental

Segundo a nutricionista, além de benefícios físicos, incluir o abacaxi na alimentação também pode fortalecer a mente. “Graças as vitaminas B1 e B3, o abacaxi ajuda a combater a fadiga e cansaço mental”, diz.

Combate a retenção hídrica

Sabe aquela sensação ruim de inchaço? As causas podem ser várias, porém, a prisão de ventre e a retenção de água costumam contribuir para esse efeito desagradável. Comer algumas porções de abacaxi, talvez, seja a solução tão procurada. “A fruta ainda auxilia o trânsito intestinal e pode até ajudar na TPM, diminuindo a retenção de líquidos”, conta a especialista.

Fortalece a imunidade

Talvez um dos efeitos mais famosos da fruta. “Por ser fonte de vitamina C, o abacaxi exerce papel fundamental na imunidade, na absorção do ferro (evitando quadros de anemia ferropriva) e na circulação sanguínea”, comenta Fernanda.

Auxilia na digestão

Outra função famosa do abacaxi. “A fruta sempre é lembrada como um alimento que ajuda na digestão, graças a presença de uma enzima chamada bromelina”, conta a nutricionista.

Ameniza dores

“Essa enzima [bromelina] também tem outros papeis no organismo: é um potente antioxidante e anti-inflamatório que protege o coração. Pode auxiliar em quadros de artrite, diminuindo a dor e na prevenção de câncer. Também apresenta ação antimicrobiana”, relata Fernanda.

Te deixa longe de infecções

“Alguns estudos ainda apontam que a bromelina pode trabalhar na prevenção de doenças bacterianas, pneumonia, rinite e sinusite”, completa a nutricionista.

Fontes: Saúde em Dia e Fernanda Brunacci, nutricionista da Vibe Saúde

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Nutrição

Dicas que ajudam a eliminar as "besteirinhas" na hora do snack

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados