O agachamento sumô é um ótimo exercício de musculação para trabalhar os membros inferiores do corpo. De acordo com a educadora física e influencer fitness, Gabriela Bahia, o movimento trabalha o quadríceps (parte frontal da coxa), glúteos e adutores (parte interna da coxa). Além disso, realizá-lo corretamente pode melhorar a consciência corporal e, consequentemente, a postura do aluno.
No entanto, fazer o agachamento sumô sem a orientação de um profissional de educação física pode ser perigoso. Afinal, dessa maneira, é possível que você realize o exercício incorretamente, assim como fez a sister Eslovênia, na academia do BBB22.
A execução do exercício realizado por Eslovênia foi, no mínimo, estranha. Tanto que rapidamente virou meme na internet. No entanto, persistir na realização incorreta do agachamento sumô pode provocar dores e até mesmo lesões mais sérias, já que essa prática pode sobrecarregar os joelhos e a coluna. Sem falar que dificilmente haverá algum ganho de massa muscular significativo ao realizar o movimento dessa forma.
Por isso, com a ajuda de Gabriela, montamos um passo a passo para você realizar o agachamento sumô de maneira correta e eficiente. Confira:
- Antes de começar o exercício, faça uma base fixa, com os pés afastados na largura dos calcanhares (um pouco além da linha do quadril, mas sem exagerar);
- Não deixe os pés em posição lateral – isso pode sobrecarregar a virilha e os joelhos –, mantenha-os apontados para a diagonal;
- Deixe o peito aberto e estufado;
- Mantenha o abdômen contraído, forçando a barriga para dentro e para cima;
- Inicie o exercício com o movimento de descida, mantendo os pés imóveis e flexionando quadril e joelhos;
- Ao descer, projete o bumbum para trás;
- Para subir, contraia o glúteo e projete o peso do corpo do meio do pé para o calcanhar;
- Realize o movimento sem deixar o tronco inclinar muito.
“Minha principal dica, para as pessoas realizarem qualquer exercício, é seguir a orientação de algum profissional. Quem consegue seguir as minhas dicas, consegue realizar movimentos de forma correta e evitar qualquer lesão e dor. Pesquise, acredite no profissional, porque é a sua saúde. É coisa séria. A gente está ali para potencializar ela, não para estragá-la”, finaliza Gabriela.