Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

O que é agorafobia, doença destaque em ‘A Mulher na Janela’

Especialista explica o que é e qual o tratamento da agorafobia, doença da personagem de Amy Adams, que está em alta na Netflix

O que é agorafobia, doença destaque em 'A Mulher na Janela'
Foto: Shutterstock

Não é que novos transtornos estejam surgindo, mas é a nossa condição social atual que está resultando na revelação de doenças antes não comentadas. Um exemplo, desde a última sexta-feira (14), estamos ouvindo falar muito sobre a agorafobia, doença que ganhou evidência por causa do suspense “A Mulher na Janela”, disponível na Netflix e que está fazendo sucesso.

Anna Fox, interpretada pela atriz Amy Adams, possui agorafobia. Da janela de sua mansão, em Nova York, ela observava a vida na cidade até que acabou sendo testemunha de um crime que agravou o seu transtorno. Com base nesse fato, a trama se desenvolve e consegue prender o telespectador do início ao fim.

Analisando o filme, o PhD e neurocientista Fabiano de Abreu Rodrigues, traça um paralelo com a vida real. “Agorafobia é um tipo de ansiedade comum inclusive, mas que seu facilitador está na ocorrência de alguns episódios de ataques de pânico. Um indivíduo que apresenta tal distúrbio, tende a ficar dentro de casa, pois tem medo de sair, já que em sua mentalidade é perigoso, mesmo não sendo”, explica.

O filme, ainda segundo o PhD, apresenta de forma interessante, o medo e a reclusão resultado de um trauma relacionado à perda. A reclusão, nesse sentido, se dá ao medo de estar em lugares ou situações que possam desencadear ataques de pânico ou constrangimentos.

Entre os sintomas do agorafobia, estão os medos: da multidão, de enfrentar filas, dos lugares fechados, dos transportes públicos, dos espaços abertos e da solidão. 

“As situações são antecipadas no imaginário e são desencadeadas por um simples medo do que poderia acontecer ou não. Por isso, a pessoa faz uma projeção de uma realidade que, na maioria das vezes, não vai acontecer”, observa.

Diagnóstico e tratamento da agorafobia

A agorafobia é uma doença crônica que pode durar anos ou por toda a vida. De 30 a 50% das pessoas que apresentam esse tipo de transtorno também sofrem de síndrome do pânico. Além disso, afeta mais mulheres que homens, sendo de 2 para 1, neste caso.

A maioria dos casos surgem antes dos 35 anos de idade e o diagnóstico é feito por um período de 6 meses ou mais. Durante esse tempo, o médico ou psicólogo acompanha o paciente. Ele vai avaliando o nível do medo e da ansiedade, contudo só inicia o tratamento caso essas sintomas não diminuam.

O processo é desafiador, pois é realizado por meio de terapia de exposição. O indivíduo com agorafobia é auxiliado a pensar, aprender novas habilidades e se comportar de outra maneira diante de situações que originam o medo. Também faz parte a terapia cognitivo-comportamental podendo ser necessário o uso de antidepressivos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Especialistas de diversas áreas revelam como a atividade física pode atuar positivamente no organismo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação

Destaque Slider

Problema atinge milhões de pessoas no Brasil e pode ter consequências graves se não for tratado corretamente

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Nutrição

Endocrinologista ensina a interpretar corretamente as embalagens para fugir das armadilhas alimentares

(+) Esportes

O poker deixou de ser apenas um jogo de cartas para se consolidar como um verdadeiro esporte da mente

Advertisement

Você também vai gostar