Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Alimentos que fazem mal: 7 tipos para ficar de olho

Com cautela e sem terrorismo nutricional é possível manter uma dieta saudável

Alimentos para afastar do cardápio
Alimentos para afastar do cardápio - Shutterstock

Falar sobre alimentos que fazem mal costuma ser um tema delicado. Afinal, como dizem os sábios, é a dose que faz o veneno. Portanto, nada de terrorismo nutricional. Mas, vale sim tomar cuidado com certas opções do cardápio, que podem facilmente serem consumidas em grandes quantidades, gerando um risco tremendo para a saúde.

Além disso, os brasileiros estão cada vez mais conscientes e preocupados com a saúde, tanto na parte física quanto pelo lado mental. Por isso, com a ajuda da coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, separamos alguns alimentos que, quando consumidos frequentemente ou em grandes quantidades, podem prejudicar a saúde.

7 alimentos que fazem mal para a saúde

Fast food

Ricos em gorduras saturadas e trans, que aumentam o colesterol ruim LDL (Lipoproteína de baixa densidade) e o risco de doenças cardiovasculares.

Doces

Se consumido com frequência, os alimentos com açúcar adicionado levam ao ganho de peso, obesidade, risco de diabetes e problemas dentários.

Embutidos

O sódio em excesso presente na mortadela, salsicha, presunto, linguiça estão associados ao aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e problemas cardiovasculares.

Suco em pó

Rico em açúcar e aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes, além dos problemas citados relacionados ao açúcar, podem provocar reações alérgicas, inflamações do organismo e problemas de saúde.

Refrigerantes

É rico em açúcar e não agrega valor nutricional. Diminui absorção de nutrientes e em qualquer versão possui muito aditivos químicos, que inflamam o organismo e podem provocar reações alérgicas.

Alimentos ultraprocessados

São alimentos ricos em sal, como salgadinhos, temperos, molhos prontos, sopa e macarrão instantâneo; aditivos químicos e pobres em fibras e nutrientes, que afetam a digestão, a saúde intestinal e causam deficiências nutricionais.

Frituras

São ricas em gordura saturada e aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Palavra final

“Clareza cognitiva, humor positivo e níveis de energia estáveis ao longo do dia são apenas alguns dos benefícios. Um plano alimentar personalizado ajudará você a ter mais energia e disposição em sua rotina e alcançar rapidamente seus objetivos de forma saudável”, encerrou Cintya Bassi.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Nutriente vai além do ganho de massa muscular e pode auxiliar até a saúde mental

Emagrecimento

Basta ingerir com regularidade para sentir os efeitos

Nutrição

É mais um plano alimentar que traz dúvidas para maioria

Saúde

O consumo desses produtos com cautela ajuda nessa proposta

Nutrição

Não são apenas os suplementos que ajudam na recuperação de um atleta

Treinos

Outro tipo de proposta que ganha ênfase no universo fitness

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Nutriente vai além do ganho de massa muscular e pode auxiliar até a saúde mental

Emagrecimento

Basta ingerir com regularidade para sentir os efeitos

Nutrição

É mais um plano alimentar que traz dúvidas para maioria

Saúde

O consumo desses produtos com cautela ajuda nessa proposta