10 alimentos termogênicos que ajudam a queimar gordura

Existe uma extensa lista de alimentos termogênicos, que são capazes de acelerar o metabolismo e de queimar gordura. Confira

10 alimentos termogênicos que ajudam a queimar gordura
Foto: Freepik

Sabemos que os alimentos termogênicos são aqueles que ajudam na queima de gordura. Isso porque esse conjunto alimentar acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em até 5%. Segundo o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert, esses alimentos termogênicos possuem a capacidade de promover um maior gasto energético, já que sua ingestão constante permite que o organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado do que o habitual. Assim, como o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos, a temperatura do corpo aumenta, resultando em um metabolismo mais acelerado com alto gasto de energia.

Confira os 10 alimentos termogênicos:

1 – GENGIBRE: Alimento com baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C. Possui ação antioxidante.

2 – ÁGUA: a água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular, auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica, e atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. Ingerir água fria faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água à temperatura corporal, este processo acelera o metabolismo.

3 – CHÁ VERDE: o chá verde possui substâncias antioxidantes que agem no combate ao envelhecimento das células, colaborando assim para a prevenção de doenças como alguns tipos de câncer. O chá verde auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que influencia no aumento da velocidade do metabolismo.

4 – LARANJA: rica em água e vitamina C, com baixo teor calórico, a laranja auxilia na regulação da insulina, hormônio que em elevadas concentrações geram um maior acúmulo de gorduras. Mas não exagere, pois em grandes quantidades ela pode ser bem calórica.

5 – BRÓCOLIS: Alimento rico em vitamina C e cálcio. Colabora para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfa-lipoico, que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina.

6 – PIMENTA: As pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, estudos mostram que esta substância traz vários benefícios à saúde, dentre eles o estímulo ao sistema nervoso simpático que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite e como consequência a diminuição da ingestão calórica.

10 alimentos termogênicos que ajudam a queimar gordura

Foto: Freepik

7 – NOZES: ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-3. Aumenta o metabolismo, protegem o coração e auxiliam em outras funções do corpo.

8 – CANELA: o pozinho dela é milagroso, reduz o acúmulo de gordura, melhora o ânimo e por ser rica em fibras, ainda diminui o apetite.

9 – CAFÉ: potencializa a queima de gorduras e também estimular o sistema nervoso central, melhorando o desempenho nos exercícios físicos.

10 – GUARANÁ EM PÓ: o guaraná é composto por até 8% de cafeína, mais que o próprio café que possui até 2,5%. Ele funciona melhorando o cansaço, e dando uma energia a mais para os treinos, os resultados são bem parecidos com o da cafeína.

Lembrando que os alimentos possuem mecanismos de ação diferentes. “O gengibre, por exemplo, age como anti-inflamatório, uma vez que a obesidade está diretamente ligada à liberação de algumas substâncias inflamatórias no organismo”, explica Veirnet. Segundo ele, os termogênicos agem nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo a obesidade.

 

Texto: Amanda Preto | Edição: Nataly Paschoal e Leonardo Guerino

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você