Outro dia eu estava conversando com três corredores: Ophir, Flávia e Patrícia. O tema era algo realmente polêmico: devo correr antes ou depois da musculação? Sim, porque o ideal é “separar” os estímulos, ou seja, correr em um momento do dia e em outro fazer a musculação. Mas e se não houver tempo para isso? Correr antes ou depois faz diferença?
Eu mesmo sempre me perguntei sobre isso, até porque nem sempre eu tinha tempo de correr de manhã e, à noite, ir até a academia. Do ponto de vista do treinamento desportivo, há um ensinamento que preconiza que devemos priorizar a atividade mais importante. Em outras palavras, se o objetivo for aumento de força e massa muscular, devemos correr depois de malhar. Mas se a meta for melhorar a performance na corrida, então seria mais indicado deixar os aparelhos para depois da esteira. Tudo isso de acordo com os manuais de treinamento desportivo, mas será que deve ser assim mesmo? O que os estudos mostram?
Pesquisas indicam que, independentemente do objetivo do praticante, devemos necessariamente correr antes de fazer força na academia. Por que seguir essa ordem? Existe uma explicação fisiológica. O corpo estimula duas enzimas diferentes quando se treina corrida ou musculação. Para treinos de bike, corrida, natação etc., sintetizamos a AMPKinase (AMPK), que regula todas as adaptações geradas por meio dos estímulos aeróbios. E a AMPK inibe a enzima que é sintetizada pelo nosso organismo quando treinamos musculação, a MTORC1. Ela tem papel muito importante para o aumento de força e massa muscular. Por esse motivo, deveríamos fazer treino aeróbio e de força em momentos diferentes do dia. Mas, se você não tiver tempo para isso, então faça o aeróbio antes. Apesar de a APMK inibir a MTORC1, ela cessa sua atividade logo após o término da sua corrida. Já a MTORC1 permanece e precisa ficar mais elevada e estimulada por várias horas após a malhação. Então, fazer aquela aula de spinning após ter feito aquele baita treino sofrido nos aparelhos da academia terá um efeito bem menos pronunciado. O contrário já não acontece.
Assim, fica a dica: não tem tempo para treinar o aeróbio e a musculação em horários diferentes no mesmo dia, mas não quer deixar de cumprir com ambos? Os estudos mostram que o melhor caminho é fazer o aeróbio antes, sempre.