A hemofilia é uma condição genética hereditária que causa um distúrbio na coagulação do sangue e maior propensão a sangramentos nas articulações. Considerada uma doença rara, a hemofilia atinge 440 mil pessoas em todo o mundo, segundo as Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando nessa parcela da população, separamos 7 atividades físicas indicadas para pessoas com hemofilia. Confira!
Atividades físicas indicadas para pessoas com hemofilia
Segundo o gerente médico da Novo Nordisk, Gabriel Fagundes, a hemofilia pode trazer limitações à vida das pessoas, mas com o tratamento adequado elas podem e devem levar uma vida ativa. Os exercícios atuam no condicionamento físico e no fortalecimento da musculatura, ajudando a diminuir a dor e os sangramentos nas articulações. Além disso, proporcionam mudanças positivas na qualidade de vida, como a melhora da disciplina, autoestima e concentração, o que é muito importante no dia a dia de pacientes com condições crônicas. Conheça algumas das atividades mais indicadas para pessoas nesta condição:
Estes exercícios são todos de baixo impacto e podem trazer benefícios incríveis para a vida desses pacientes em relação a autoestima, disposição e promoção de saúde. Compartilhe com seus amigos!
Entenda o quadro
A doença está ligada ao cromossomo X, presente tanto nas mulheres (XX) quanto nos homens (XY). Isso significa que, nos homens, basta um gene X alterado para que a doença se manifeste, enquanto que nas mulheres é necessária a presença de dois genes XX com a mutação, o que é muito mais raro. Mesmo não desenvolvendo a doença, uma mulher com o gene da hemofilia tem 50% de chance de transmiti-lo aos herdeiros.
Texto: Brenda Prestes | Edição: Érika Alfaro