Quem se animou no cinema com o filme Gravidade, estrelado por Sandra Bullock, vendo a Terra do espaço já pode começar a poupar – muito. Em breve, você poderá fazer algo bem semelhante. Três empresas brasileiras estão credenciadas para vender o programa espacial criado pela Virgin Galactic, o SpaceShip Two, que partirá do aeroporto espacial em Novo México (EUA).
O programa tem previsão de três dias. Serão seis turistas espaciais e dois pilotos a cada voo, em uma nave com 12 janelas de observação. A nave atingirá quase três vezes a velocidade do som e chegará até a linha de Karman, a 100 km de altitude. O passeio todo deverá ser de duas horas, com a previsão de 5 minutos de flutuabilidade em microgravidade.
Quem quiser apenas sentir o gostinho de flutuar já pode fazer um voo em gravidade zero na Rússia ou nos EUA por meio de aviões específicos que realizam manobras chamadas parábolas. No topo de cada parábola, a aceleração equilibra-se à aceleração da gravidade, produzindo efeito semelhante ao da microgravidade. No total, são realizadas de 10 a 20 manobras, e cada intervalo de microgravidade dura entre 20s e 30s. Essa aventura é oferecida pela agência do astronauta bauruense Marcos Pontes.
Quanto: US$ 250 mil (voo espacial)
Melhor época: por enquanto, contente-se com a sorte de conseguir uma vaga.
Quem leva: Agências: Marcos Pontes (www.agenciamarcospontes.com.br), GSP (www.gsptravel.com.br) e Teresa Perez (www.teresaperez.com.br)