8 benefícios do caqui: fortalece a imunidade, emagrece e mais

Nutricionista revela como a fruta pode ser vantajosa para a saúde e o desempenho esportivo

Benefícios do caqui
Benefícios do caqui / Foto: Shutterstock

Os benefícios do caqui são mais uma prova de que, para manter uma alimentação saudável, não é preciso sofrer. Apesar de não ser tão popular como abacaxi, abacate e maçã, por exemplo, a fruta é conhecida por ter um sabor adocicado e único.

Com aparência muito semelhante à de um tomate – que é outro ingrediente natural com excelentes benefícios –, o caqui pode ser uma boa opção para as pessoas que querem potencializar a imunidade, fortalecer os tecidos musculares e emagrecer.

É o que explica a nutricionista Denise Baldan, que exaltou alguns benefícios do caqui. “É uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2. Além disso, possui cálcio, ferro, proteínas, fibras alimentares, minerais e antioxidantes”, conta.

Confira a lista de benefícios do caqui

1. Fortalece a imunidade – Como descrito pela nutricionista, o caqui é uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes. Componentes que atuam diretamente no bom funcionamento do sistema imunológico.

2. Auxilia no processo de emagrecimento – De acordo com Denise, 100g da fruta possuem apenas 80 calorias. Isso significa que, entre os benefícios do caqui, está o emagrecimento. Afinal, por ser pouco calórico, ele pode ser incluído em dietas que visam a queima de gordura corporal.

3. Melhora a visão – A vitamina A, presente na composição do caqui, possui papel importante na saúde dos olhos.

4. Contribui para a construção de tecidos musculares – Conforme Denise explicou, o caqui é uma fruta que possui boa quantidade de proteínas em sua composição. Fator importante para as pessoas que praticam atividades físicas e visam o ganho de massa muscular. Pode ser considerada, portanto, mais uma das frutas com poder anabólico.

5. Acelera o metabolismo – A vitamina B1, outra substância presente no caqui, tem a função de potencializar o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Melhorando, dessa maneira, o bem-estar do organismo como um todo.

6. Facilita o processo digestivo – Rico em fibras, a fruta também pode contribuir para o funcionamento adequado do sistema digestivo. Entre os benefícios do caqui também está a melhora da flora intestinal.

7. Combate o envelhecimento precoce – Seus antioxidantes são ótimas ferramentas para manter a saúde e a aparência da pele em dia.

8. Aliado do coração – O caqui, de acordo com Denise, é uma fruta livre de gordura, colesterol e sódio. Ideal para manter o coração funcionando de maneira saudável. “Com esse escopo, pode-se afirmar que o caqui é uma excelente fruta para integrar uma alimentação saudável”, completa a nutricionista.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você