Com a folia do Carnaval, bastante energia é gasta. Para conseguir recuperá-las, muitas vezes a dieta é deixada de lado e a opção pelas chamadas “bombas calóricas” acontece. Vários alimentos energéticos carregam em sua composição uma grande quantidade de calorias capazes de sabotar a dieta e não só dificultar o emagrecimento, como também favorecer o aumento do peso.
O açaí é um exemplo disso. Pois, para ser vendido, o fruto é transformado em polpa e adicionado de xarope de guaraná, o que o torna altamente calórico. Para se ter ideia, a cada 100 gramas do fruto in natura, há cerca de 65 calorias e menos de 2 gramas de carboidratos. Já o alimento processado salta para cerca de 160 calorias e mais de 20 gramas de carboidratos na mesma porção graças ao ingrediente usado para adoçá-lo.
O fruto típico da região Norte do Brasil é altamente benéfico à saúde antes de ser processado, pois é energético, rico em fibras e gorduras boas. Porém, fora da região de cultivo é muito difícil encontrá-lo da forma natural, e a maioria das pessoas só tem acesso à polpa industrializada.
Portanto, “o que deveria ser saudável acaba, muitas vezes, sendo prejudicial à saúde e à dieta. Além disso, o açaí geralmente é consumido com acompanhamentos como banana, granola, mel, paçoca e até mesmo leite condensado, elevando ainda mais seu valor calórico e índice glicêmico”, explica a nutricionista Sinara Menezes.
Alimentos de baixa caloria com alto valor energético
Banana
De consumo regular recomendado, é fonte de potássio e extremamente útil quando se é exigido bastante esforço físico, pois previne lesões, além de fornecer energia.
Maçã
Possui grande quantidade de vitaminas e minerais, além de flavonoides e polifenóis, dois poderosos oxidantes.
Chocolate amargo
Rico em vitaminas do complexo B, mantém um bom estado de energia. Contudo, é preciso ter moderação com ele.
Cenoura
Inibe a fome durante as refeições por ser rica fonte de fibras e fornece energia e nutrientes importantes em uma dieta saudável, como a vitamina A.
Crédito: Fabio Toledo/Colaborador
VEJA TAMBÉM