Esqueça a ideia de que doces atrapalham seu plano alimentar. Com equilíbrio, é possível se deliciar sem comprometer a saúde e os objetivos nutricionais. Para mostrar isso, o nutricionista Felipe Nunes ensina uma receita de bolo de brigadeiro proteico, prática e nutritiva:
A receita do bolo de brigadeiro proteico
Ingredientes
- 30g whey protein
- 40g cacau
- 80g leite em pó desnatado ou leite de coco em pó
- Adicione água morna até obter uma consistência pastosa
- A receita tem 555 kcal e 63g de proteína
Modo de preparo
- “Leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre e estará pronto! Você pode ir fracionando e comendo aos poucos”, completou o profissional.
Como incluir doces na dieta sem culpa
Segundo Nunes, “Ao contrário do que muitos pensam, dá para consumir doces enquanto você perde peso. Você vai perceber que ter uma vida saudável é muito mais simples. Esse consumo deve ser feito no momento certo com a quantidade correta para evitar prejuízos. Procure consumir doces com menor quantidade calórica, como o doce de leite, chocolate e goiabada”.
O chocolate, por sua vez, traz benefícios além do sabor. Ele contém antioxidantes que melhoram a função cardíaca e estimulam a liberação de endorfina, proporcionando sensação de bem-estar.
“É um alimento com alto teor de açúcar e gordura. Não indico consumir em grande quantidade, mas há opções no mercado mais atraentes do ponto de vista nutricional por terem mais cacau, por exemplo”, detalha a nutricionista da Academia Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian.
Os chocolates meio amargos e amargos têm maior concentração de cacau do que os chocolates ao leite, oferecendo mais nutrientes e benefícios à saúde.
“É legal combinar o chocolate com frutas, criando não só combinações interessantes ao paladar, mas também adicionando fibras para auxiliar na redução de absorção de gordura e no melhor controle glicêmico”, conclui Fúlvia.
