Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Café no pré-treino: os benefícios que melhoram sua performance

Se o excesso da bebida pode fazer mal, a quantidade correta dela no pré-treino melhora a realização dos exercícios e potencializa os resultados

café no pré-treino
(Foto: Shutterstock)

Você já ouviu falar no café no pré-treino? Estudos mostraram que, além de fazer bem à saúde, a bebida também potencializa sua performance nas atividades físicas – sobretudo na musculação. A responsável por isso é a cafeína.

Segundo Mark Tarnopolsky, pesquisador da Universidade McMaster (Canadá), que nos últimos anos tem se debruçado como poucos nos estudos sobre os efeitos do grão, a cafeína tem a capacidade de baixar a percepção da fadiga no cérebro, de aumentar a concentração e o estado de alerta e de incentivar a liberação de cálcio nos músculos, mineral essencial para a contração muscular.

Benefícios do café no pré-treino

“Os estudos revelam que bastam duas xícaras de café diariamente, uma hora antes dos treinamentos, para que isso aconteça. Mais: a cafeína estimula você a se exercitar entre 10% e 15% mais tempo”, diz ele. E isso vale tanto para consumidores vorazes quanto para os que raramente tomam café. Sendo assim, confira alguns dos principais benefícios que a bebida trará para seu desempenho.

Foto: Getty Images

Quando ingerimos café, aquela sensação de alerta e de estarmos ligados no 220v ocorre por conta da cafeína – substância que atenua a sonolência e deixa o dia mais produtivo. E, de fato, muitos nem imaginam o poder que ela exerce sobre o cérebro. O consumo de uma simples xícara é capaz de estimular o sistema nervoso central a liberar dopamina para o restante do corpo (neurotransmissor da “motivação”). Isto significa que você terá mais disposição e energia para encarar as tarefas do dia a dia e, é claro, treinar de forma mais intensa.

Outro benefício relacionado ao estímulo do sistema nervoso é o aumento do foco. Assim, você dará não somente dará mais atenção à execução correta dos exercícios, como também irá se distrair menos com celular ou conversas paralelas durante o treino.

café no pré-treino

Foto: Getty Images

Em pesquisas realizadas no Japão, descobriu-se que o café promove um aumento de 30% na circulação capilar – que são os vasos sanguíneos menores onde ocorre boa parte do fornecimento de nutrientes e oxigênio para os tecidos do corpo. Ou seja: quando se ingere café no pré-treino, a bebida reduz sua percepção do nível de esforço, fazendo que você sinta a execução do exercício mais fácil do que é realmente – e, consequentemente, possa treinar além de seus limites.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Primavera traz motivação para retomar exercícios, mas nutrição equilibrada é essencial para evitar lesões e favorecer a recuperação

Treinos

Treinar corretamente vai muito além de apenas seguir a ficha prescrita pelo instrutor

Nutrição

A fruta é conhecida pelo seu alto teor de gorduras boas

Fitness

Descanso adequado influencia performance, prevenção de lesões e recuperação muscular; veja como melhorar o seu sono

Treinos

Entenda como identificar os sinais do corpo após o exercício e quando eles são normais ou não e evite complicações

Treinos

A condição de uma pessoa é que direciona o melhor modelo de treinamento

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Primavera traz motivação para retomar exercícios, mas nutrição equilibrada é essencial para evitar lesões e favorecer a recuperação

Nutrição

A fruta é conhecida pelo seu alto teor de gorduras boas

Nutrição

Especialista detalha os efeitos do consumo diário desse suplemento alimentar

Treinos

Nutricionista explica os três principais benefícios do consumo regular de café no pré-treino, ou seja, antes dos exercícios