Saúde

Caminhada de 10 minutos por dia pode deixar a vida mais longa, diz estudo

Estimativa é de que exercício moderado e diário conseguiria evitar mais de 110 mil mortes por ano nos EUA

Caminhada de 10 minutos pode salvar vidas / Foto: Shutterstock

Realizar uma caminhada de 10 minutos todos os dias seria o suficiente para evitar, aproximadamente, 110 mil mortes anuais entre adultos com mais de 40 anos, nos Estados Unidos. Foi o que revelou uma pesquisa publicada pela revista científica JAMA Internal Medicine.

De acordo com os estudiosos, se a caminhada de 10 minutos, por exemplo, durar um pouquinho mais – de 20 a 30 minutos –, os benefícios seriam ainda maiores. Mas, por si só, essa já é uma ótima notícia para as pessoas que não conseguem manter uma regularidade nas atividades físicas ou, ao menos, sair do sedentarismo e iniciar uma rotina de exercícios.

A caminhada de 10 minutos é apenas um exemplo das inúmeras atividades que podem ser adicionadas na rotina sem grandes impactos para o dia a dia, por mais atarefado que você seja. Segundo a pesquisa, a ideia é fazer exercícios moderados, independente da modalidade. Ou seja, você pode correr, andar de bicicleta, subir umas escadas, sair para dançar ou fazer aulas de luta. O importante é se mexer.

Uma alternativa interessante, para quem não gosta de caminhar, quer dar uma variada nos estímulos, ou mesmo intensificar a rotina de exercícios, sem precisar se matricular em uma academia, é apostar nos treinos em casa.

Por isso, com o auxílio do educador físico Giuliano Esperança, diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), separamos três exercícios básicos, que podem ser realizados em casa, usando apenas o peso do corpo. Confira:

1- Prancha

Com braços e pernas fortalecidos, o momento pede a realização de uma atividade para a região do core. Aquela que abrange o seu abdômen e a lombar. Segundo Giuliano, uma boa alternativa para os iniciantes, que querem fugir do sedentarismo, é apostar na prancha. Basta deitar-se no chão, apoiando-se apenas nos antebraços e nas pontas dos pés. Dica: faça 3 séries de 15 a 45 segundos. Tudo vai depender de quanto tempo você aguenta nessa posição.

2- Agachamento livre

Posicione os dois pés, mais ou menos, na largura dos ombros. Flexione os joelhos e jogue o quadril para trás. De acordo com Giuliano, não é necessário descer muito, principalmente para quem não tem grande flexibilidade. A ideia principal é simular o movimento natural, que realizamos quando vamos nos sentar numa cadeira, por exemplo. Dica: faça 3 séries de 6 a 10 repetições, conforme o seu condicionamento permitir.

3- Flexão de braço na parede

Agora é hora de trabalhar os membros superiores. Quem possui uma vida totalmente sedentária, dificilmente vai conseguir realizar uma flexão de braço no chão, sustentando todo o peso do corpo. Por isso, o treinador recomenda a realização da flexão apoiando os braços na parede. Quanto maior for a inclinação do corpo, maior será a intensidade. Dica: faça 3 séries de 5 a 10 repetições, sempre com o abdômen contraído.

Fontes: The New York Times e Giuliano Esperança, educador físico e diretor técnico da SBPT.

Você também vai gostar

Treinos

Esse entendimento dita o ritmo de treino conforme o objetivo

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Fitness

Não tem tempo para se exercitar? Conheça essa série de treino rápido para encaixar na sua rotina

Sair da versão mobile