Não importa o motivo pelo qual você eliminou – ou ainda vai eliminar – alimentos de origem animal da sua alimentação. O que não pode é simplesmente substituir uma carne por um prato de macarrão, já que ambos tem nutrientes completamente distintos. Um cardápio vegetariano deve ser pensado e calculado para nutrir suas principais deficiências, por isso é importante se planejar.
A adoção de uma dieta vegetariana é totalmente compatível com a prática esportiva, desde que bem estruturada para evitar deficiências nutricionais. É importante que aqueles que seguem esse plano alimentar estejam atentos à ingestão de proteínas, vitamina B12, zinco, ferro e outros nutrientes cuja principal fonte são os alimentos de origem animal.
Não importa o tipo de dieta que você adota, alguns mandamentos básicos da nutrição continuam valendo: ter uma alimentação variada e colorida, reduzir o consumo de sal e açúcar e evitar gorduras do tipo trans e saturadas são dicas fundamentais para qualquer pessoa. No entanto, os vegetarianos devem se atentar mais ao que colocam no prato, pois precisam substituir corretamente os nutrientes contidos nos alimentos de origem animal para que futuramente, o corpo não fique carente de algum deles, o que pode ocasionar sérios problemas.
Confira os principais alimentos e substâncias essenciais para um bom cardápio vegetariano:
Com o cardápio vegetariano você e sua família terão uma vida ainda mais saudável e um treino com muito mais energia. Aposte nesta ideia!
Consultoria: Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca