Nutrição

Ceia saudável: aprenda receitas fitness de Natal

Se você deseja continuar na dieta até nas comemorações de fim de ano, então veja algumas opções deliciosas a seguir!

Foto: Getty Images

Manter uma alimentação balanceada e sem excessos é uma tarefa ainda mais difícil durante o fim de ano. As inúmeras comemorações e a tradicional ceia de Natal, é uma das celebrações mais esperadas da época, mas são sempre cheias de alimentos calóricos. Para te ajudar a manter a forma para aproveitar bem o verão, separamos algumas receitas para uma ceia de Natal fit.

As opções são mais leves e saudáveis, além de serem supernutritivas. Confira abaixo o cardápio sugerido pela nutricionista Bianca Evans, do Studio Funcional Fit e aprenda a fazer sua ceia de Natal fit!

Veja seis receitas para uma ceia de Natal fit:

ENTRADA | SALADA MIX DE FOLHAS:

Foto: Getty Images

As folhas são ricas em fibras. Consuma o prato de salada antes para chegar no segundo prato comendo menos.

PRATO PRINCIPAL | CANOA DE ENDÍVIA RECHEADA COM SALPICÃO NATALINO (abacaxi, milho, passas, frango defumado ao molho de iogurte):

Foto: Getty Images

O milho é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia, principalmente dos chamados carboidratos complexos, que aliviam a vontade de comer doces. Contém ácido fólico que é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína e vitamina B1 (tiamina), também conhecida como a vitamina da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios. Além de ser fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade.

Já o frango defumado e o iogurte são fontes de proteína que ajudam a promover mais saciedade. Sirva uma canoa de endívia recheada em um prato envolto da salada mix de folhas. Desta forma você aumenta a ingestão de fibras e vai para o prato quente mais saciado, conseguindo comer pequenas porções.

PRATO PRINCIPAL | PERU ASSADO RECHEADO COM FAROFA DE GÉRMEN DE TRIGO, QUINOA, AMARANTO E FRUTAS SECAS:

Foto: Getty Images

Por ser uma carne branca, o peru é menos calórico. A farofa de gérmen com quinoa e amaranto é rica em fibras. Altamente nutritivo, o gérmen de trigo oferece mais proteína para o organismo e é o alimento mais indicado para quem exagerou no álcool. Também auxilia na absorção e eliminação de gorduras. A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, sendo portanto um alimento de alto valor biológico.

PRATO PRINCIPAL | ARROZ INTEGRAL COM CASTANHAS:

Foto: Getty Images

Deve-se preferir o arroz integral, pois além de conter fibras, tem um índice glicêmico mais baixo. Aliando o arroz integral com as castanhas pode-se consumir uma porção menor que a habitual, pois tanto o arroz integral como as castanhas promovem mais saciedade. As castanhas de um modo geral contêm vitamina E também são ricas em óleo. Além de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, consideradas “gorduras boas”, estas atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.

SOBREMESA | IOGURTE DESNATADO DE PÊSSEGO FRESCO COM HORTELÃ OU OUTRAS FRUTAS:

Foto: Getty Images

O iogurte desnatado é rico em cálcio e é boa fonte de proteína. Como a proteína gasta caloria para ser digerida, ajuda a queimar o açúcar presente na fruta fresca. Sendo assim, uma sobremesa saudável e mais light que um doce tradicional.

BEBIDA | ÁGUA AROMATIZADA:

Foto: Getty Images

As águas aromatizadas, além de hidratar, têm propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Podem ser consumidas durante e após a ceia.

Gostou de aprender essa ceia de Natal fit? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Fonte: nutricionista Letícia Mendes, da Estima Nutrição 

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Especialista detalha os efeitos do consumo diário desse suplemento alimentar

Nutrição

Os efeitos do ovo para saúde são excelentes para o desempenho no esporte; conheça os seus benefícios para o organismo

Nutrição

Muitos atletas têm dúvidas sobre o que beber durante os treinos para se hidratar; descubra aqui se o isotônico é melhor que a água

Nutrição

Diminuir o açúcar é o primeiro passo para promoção do bem-estar diário; veja os benefícios de fazer isso para a sua saúde

Sair da versão mobile