Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Comer de noite engorda? 9 mitos e 1 verdade sobre emagrecimento

Esse conjunto de teses ajuda qualquer pessoa a não criar metas mirabolantes

Emagrecimento
Emagrecimento - Shutterstock

O autocuidado é o assunto que dominou nos últimos anos. Afinal, não custa nada o toque a mais para estar 100% com a beleza e saúde. Nesse sentido, a médica endocrinologista Dra. Tassiane Alvarenga selecionou nove mitos e uma verdade sobre o emagrecimento.

Os nove mitos sobre o emagrecimento

1 – Quero emagrecer, mas tenho medo de mudar minha personalidade

“De maneira geral, a perda de peso leva a um aumento da estima por si mesmo, que resulta em novas atitudes, muito provavelmente. Isso não quer dizer que a pessoa mudou sua personalidade, já que esse grande conjunto de características estáveis não muda em grande medida, mesmo interagindo com os acontecimentos”, disse Tassiane.

2 – A cirurgia bariátrica é muito radical!

A obesidade é que implica na sua longevidade. O primeiro “passo” é buscar um profissional competente para que oriente sobre a forma que deve ser conduzida o processo.

“Os riscos de complicações são bem baixos hoje em dia. A cirurgia bariátrica está longe de ser um método radical ou fácil de seguir. É uma excelente opção para aqueles que, de fato, têm a real necessidade médica e que assumem seu papel como diretor principal na busca de mais saúde”, explica a médica.

3 – Comer de três em três horas é fundamental para emagrecer

Mais uma ideia antiga e que se encontra na mente das pessoas. “O racional seria que comer mais vezes e em menor quantidade levaria a uma maior saciedade, nos levando até as refeições principais sem tanta fome, além de um eventual aumento do gasto energético basal (metabolismo) e da oxidação de gorduras”, esclarece.

4 – Comer carboidrato à noite engorda mais!

“Não há evidências científicas para isso. O que leva ao ganho de peso não é o momento do dia em que você come, mas sim o quê e quanto você come”, enfatiza a endocrinologista.

5 – Preciso fazer dieta e atividade física até emagrecer. Depois estou livre!

Uma vez que foi iniciada, o foco passa a ser a constância. A renúncia de um hábito que demorou para ser obtido lhe causará sérios danos. “A palavra dieta vem do grego diaíta, que significa “modo de viver”. Em outras palavras, a decisão de emagrecer precisa ser permanente para que a perda de peso seja sustentável. Enquanto não compreendermos e respeitarmos essa realidade, ficaremos presos na própria armadilha do efeito sanfona”, responde.

6 – Já tentei de tudo e nunca consegui emagrecer!

“O processo de emagrecimento terá altos e baixos para todo mundo! Na maioria das vezes, as expectativas serão diferentes da sua realidade. A recaída e o reganho de peso são regra desse processo e não exceção. Então, para que isso seja mais leve, é preciso repensar as ideias de sucesso ou fracasso das tentativas e substituí-las pela ideia de experimento a ser testado”, orienta.

7 – Para emagrecer, não posso fazer musculação e devo fazer apenas exercícios aeróbios

“Diversos estudos mostram que a prática da musculação é benéfica, sim, para o emagrecimento. Quanto maior a quantidade de músculo, maior a taxa metabólica basal, ou seja, maior o gasto energético, mesmo em repouso”, responde Alvarenga.

8 – Meu corpo se acostumou com o remédio

Mais um mito pelo fato de que não existe nenhum medicamento para perda de peso deixa de fazer efeito ou para deixar o corpo acostumado. “Assim como na hipertensão e no diabetes, os medicamentos para perda de peso nunca irão causar uma redução de peso progressiva, para sempre. Todos têm um máximo de potência”, cita a profissional.

9 – Apenas mulheres sofrem transtornos alimentares

“Estima-se que uma em cada três pessoas acometidas por transtornos alimentares é homem. Segundo vários estudos, apesar de menos frequente, a mortalidade por esses transtornos chega a ser maior entre os homens”, pontua.

A verdade sobre o emagrecimento

É possível ajudar alguém com transtorno alimentar

Mas, para isso, é preciso ter empatia. “Evite frases acusatórias com ‘você’. Por exemplo: ‘Você tem que parar de comer, você está fora de controle!’ Por fim, evite dar soluções simples, como: ‘Se você só fechasse a boca, tudo se resolveria'”, finaliza Tassiane Alvarenga.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai