Da caminhada à corrida: como correr 5 km

Para sair da tranquilidade da caminhada, se jogar na corrida e alcançar os 5 km não é necessário milagre. Em pouco tempo, você consegue. Veja algumas dicas de como adotar a prática em sua rotina

Esportista inicia sua trajetória de correr cinco quilômetros
(Foto: IStock)

É inevitável. Quem gosta de praticar esportes já pensou, ou ainda vai pensar, em correr. A ótima notícia, e um motivo a mais para você se envolver com a corrida, se é que ainda não o fez, é que a evolução no esporte e as adaptações do organismo para essa prática costumam ser bem rápidas. Iremos mostrar nesse post dicas de como correr cinco quilômetros por meio de treinos assíduos – três vezes por semana –. E o melhor: correndo-os sem parar.

O treinamento para alcançar a distância nesse tempo será através de uma transição, intercalando caminhada com corrida. Afinal, correr cinco quilômetros não é das tarefas mais fáceis. Conforme você for evoluindo, o tempo da corrida aumentará e o da caminhada diminuirá. Porém, não adianta ficar ansioso  e treinar todos os dias para alcançar o resultado. O descanso é parte fundamental de qualquer treinamento físico, o que significa que, sim, você deve deixar o corpo se recuperar.

Mas chegar ao objetivo de correr cinco quilômetros em um mês vale apenas para pessoas que não são sedentárias ou que não estão muito acima do peso. Se você estiver bem acima do peso, pense em alcançar a distância em até três meses, intercalando entre caminhadas e corridas. Assim, você terá tempo suficiente para “enxugar” os quilinhos a mais e não sofrerá com lesões.

Também há uma diferença entre quem já praticou atividades físicas em alguma época da vida, mas atualmente as deixou de lado, e quem realmente nunca se exercitou. Quem já fez exercício, ainda que na infância, tem um histórico de movimento. E conseguirá chegar ao objetivo em 30 dias com mais facilidade, pois possui mais economia de movimento, ou seja, usa menos energia para manter uma velocidade. Confira passo a passo de como correr cinco quilômetros:

As alterações no corpo

No início do treinamento, você irá notar algumas alterações no corpo, sentirá certo cansaço, mas ganhará muito mais confiança. Vai ter a sensação de que os músculos dos membros inferiores estão maiores e inchados, mas não há por que se preocupar – isso acontece devido à maior solicitação de fluxo de sangue para a região.

Prepare-se, também, para comprar roupas novas. Caso não exagere nos pratos e lanchinhos só porque está treinando, você vai emagrecer. A corrida gera uma aceleração metabólica e, assim, mais calorias são consumidas até em repouso.

Dicas semana a semana de como correr cinco quilômetros

 

Vem participar do programa Viva Leve! Dessa forma, você pode transformar seu corpo com a ajuda da Master Coach e atleta amadora Monique Agnes.

Edição: Leonardo Guerino e Matheus Santos

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você