Como correr na esteira ainda é uma dúvida de muitos praticantes do esporte, pois a prática é encarada como um auxiliar dos treinos de corrida, não como personagem principal. No entanto dá sim para treinar no aparelho, desde que tenha uma planilha específica para o cada caso.
Para bons resultados, são necessárias algumas adaptações. “A esteira é uma ótima aliada na preparação do corredor, principalmente em dias frios ou chuvosos. Porém o praticante acaba perdendo um pouco fisicamente”, explica Diego Leite de Barros, diretor técnico da DLB Assessoria Esportiva e fisiologista do Hospital do Coração (SP). “Por isso, se essa for a sua única opção, aumente gradativamente a distância e use a inclinação para garantir que os treinos fiquem mais próximos do real (narua)”, indica o profissional.
Diego aconselha que o treino seja feito de três a cinco vezes na semana, variando sempre o volume e a intensidade, caso se acostume ao estímulo do aparelho. “Essas variações deixam as sessões de corrida mais interessantes, promovem mais ganho de condicionamento físico e diminuem os riscos de lesões“, aponta os benefícios. Ficou interessado em saber como correr na esteira? Então escolha uma trilha sonora e veja as dicas de treino a seguir para começar!
Dicas de como correr na esteira a distância de 10 km:
Tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!