Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treinador explica como eliminar gordura sem perder massa muscular

Pular etapas pode sabotar seus resultados. Segundo especialista, “a pressa é inimiga da definição”

Como eliminar gordura sem perder massa muscular
Como eliminar gordura sem perder massa muscular / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

A receita para eliminar gordura sem perder massa muscular é algo que diversas pessoas gostariam de saber. No entanto, a triste notícia é que a conquista desses dois objetivos, em conjunto, depende de inúmeros fatores. E, para piorar, um tende a inviabilizar o outro.

Para eliminar gordura não tem segredo. Basta manter o organismo em déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que se consome. O grande problema, porém, é que para atingir a hipertrofia é necessário consumir uma grande quantidade de nutrientes. Algo que, consequentemente, eleva a ingestão de calorias e torna-se contraproducente dentro de um plano de emagrecimento.

Por isso, é extremamente complexo conseguir emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Mas, manter os músculos enquanto se elimina gordura é totalmente possível.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Paciência é o segredo para eliminar gordura sem perder massa muscular

“Temos que lembrar que a perda de massa muscular em um processo de cutting [perder gordura] pode acontecer, mas não é muito comum em indivíduos que fazem o processo bem feito. Uma frase que eu tenho muito orgulho de ter inventado é: a pressa é inimiga da definição”, conta o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin.

Isso significa que grande parte das pessoas que fracassam na missão de eliminar gordura sem perder massa muscular, provavelmente, não tiveram a paciência necessária.

“Caso tente fazer o processo de ganho de peso muito rápido você vai perder sua qualidade muscular. E se você tentar secar muito rápido, também. Apesar da gordura ir embora a massa muscular também vai. Você fica igual, só que em proporções menores, o que é totalmente desinteressante”, analisa o especialista.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dessa maneira, com a ajuda de Twin, separamos algumas atitudes fundamentais para conseguir eliminar gordura sem perder massa muscular. São elas:

  • Não exagere no déficit calórico;
  • Certifique-se de consumir as quantidades ideais de proteínas, carboidratos e gorduras;
  • Evite realizar muitos exercícios aeróbicos de início (2h por semana é a recomendação);
  • Aumente a intensidade do treino e da dieta de maneira gradativa;
  • Diminua o uso de termogênicos;
  • Diga não para a pressa;
  • Aposte na constância.

“Provavelmente, você não vai perder 3kg, 4kg ou 5kg na primeira semana, mas é exatamente isso o que queremos. Não queremos agressividade e sim uma constância no déficit calórico. Quanto menos a gente come, menos o nosso metabolismo se torna eficiente, então temos que continuar descendo as calorias para não estagnar”, finaliza Twin.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação