Saiba como manter a linha nas festas de fim de ano

A nutricionista Tamara Hamnle dá algumas dicas do que fazer para não exagerar durante o Natal e o Ano-Novo

como manter a linha nas festas
Foto: Pixabay

Quem já conseguiu um resultado positivo durante o ano tem receio de engordar na época de datas comemorativas. Mas quem disse que para ter uma boa alimentação precisamos nos excluir das festividades sociais e das datas especiais? Como manter a linha nas festas, seja aniversário, casamento, Natal ou Ano-Novo é uma dificuldade para muitos.

De acordo com a nutricionista Tamara Hamnle, muitas pessoas a procuram perguntando como podem ser saudáveis durante as festas de fim de ano. E ela sugere algumas dicas de como  manter a linha nas festas. Confira mais a seguir!

Veja como manter a linha nas festas de fim de ano:

1. HIDRATE-SE: o centro de fome e sede do nosso organismo é localizado na mesma glândula do cérebro, chamada de hipotálamo. O organismo não sabe identificar com assertividade e sinaliza que precisa da ingestão de substratos. Muitas pessoas que não tomam água relatam fome a maior parte do tempo. Portanto, se estiver bem hidratado, não confundirá a sensação de fome e sede e a tendência será comer menos.

2. NÃO CHEGUE NA FESTA COM FOME: isso automaticamente te deixará em uma cilada. Procurar o garçom e ir atrás da comida antes de ser servida não é o que chamo de boa relação com o alimento. Portanto, no dia de festividade, siga a conduta prescrita com rigor e em apenas uma refeição coma algo diferente e mais calórico. Ao invés de ser o dia todo, ou pior, a semana toda entre Natal e Ano-Novo.

3. RESTRINJA-SE A UM PRATO: uma boa alternativa, se quiser provar de tudo um pouco, é fazer um prato “gourmet”, com pequenas porções de cada prato oferecido. Não vai deixar a avó triste ou a tia chateada por não provar seus pratos, mas não precisa provar seu amor por elas comendo tudo.

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Foto: Getty Images

4. COMA DEVAGAR: garfada na boca, solte o talher, mastigue bem, engula com calma e depois monte novamente a nova garfada. Quanto mais demorar para comer, mais se sentirá saciado. O nosso organismo demora um total de 12 minutos para entender que está sendo alimentado. Se comemos em um tempo menor, a tendência a repetições aumenta.

5. ESCOLHA UM DOCE: caso tenham mais de uma opção, fale que irá experimentar no almoço do dia seguinte, onde o ideal é que você coma apenas três colheres de sopa da sobremesa, visto que você já estará satisfeito após o almoço.

6. REDUZA O ÁLCOOL: percebam que não escrevi “corte” ou “exclua”, peço apenas para reduzir. Se o hábito é tomar três, quatro taças, administre sua noite com duas. No caso de cervejas, se tem o hábito de tomar 10 latinhas, reduza para oito. O álcool não tem nutrientes e é chamado de caloria vazia, pois não traz nenhum benefício, nenhuma vitamina ou mineral que o organismo precisa. Mas traz calorias (e muitas). Portanto, administre sua noite!

7. FAÇA SUAS ESCOLHAS: não coma por pressão ou para fazer alguém feliz. Quem mora dentro do seu corpo é você e quem lida com frustrações, anseios e culpa é você. Ninguém é dono de suas escolhas. Essa é uma data especial e confraternizar com pessoas amadas vai muito além de comer juntos. É realmente estar presente e interagir com todos a volta.

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