Por que sentimos sede depois de comer doce? Entenda o motivo

A sensação pode aparecer por causa de uma tentativa do organismo de manter a concentração de glicose equilibrada no sangue

sede depois de comer
Foto: Getty Images

Ingerir alimentos cheios de açúcar ou sal muitas vezes gera uma vontade de beber água. O aparecimento de sede depois de comer doces tem explicação. Segundo a endocrinologista Vivian Estefan, ela está relacionada à tentativa do organismo de manter equilibrada a concentração de glicose nos líquidos do corpo.

No processo de digestão, o alimento no estômago é “quebrado” e as células de açúcar passam para a corrente sanguínea. Dessa forma, as comidas que contém alta quantidade do produto gerarão a necessidade de beber água.

“Quando se trata de alimentos de valor osmótico, que têm uma quantidade elevada de sal ou açúcar, a sensação de sede ocorre já na boca, sem passar pelo processo no estômago”, explica Vivian o motivo pelo qual a sede depois de comer doces aparece.

Para retomar o equilíbrio o mais indicado é ingerir água. Refrigerantes e outras bebidas não são uma boa alternativa para aliviar a sensação de sede depois de comer doces. “Os refrigerantes têm açúcar ou adoçante em sua composição, e isso interfere novamente no equilíbrio dos fluídos intra e extracelulares, fazendo com que o corpo exija ainda mais água”, aponta a endocrinologista.

De acordo com a especialista, um corpo saudável é composto por 60% de água. E para manter essa porcentagem correta é recomendado dois litros de água por dia. “Além da ingestão de líquidos, as pessoas também conseguem repor a água pelos alimentos, como vegetais, legumes e frutas”, finaliza

Confira 5 motivos para beber água:

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você