Conheça os astros do atletismo nacional e internacional que chegaram como fortes candidatos a brigar pelo ouro nos Jogos Olímpicos de 2016:
1 – Usain Bolt
Não teria como ser diferente. Somente um raio, símbolo imortalizado pelo jamaicano Usain Bolt, poderá impedir que o homem mais rápido do mundo no atletismo em todos os tempos não volte a brilhar na raia do estádio olímpico do Engenhão. E olha que a temporada de 2015 por pouco não marcou o fim do reinado de Bolt, que sofreu para defender o seu título mundial em Pequim-2008 e terminou o ano somente com a sexta melhor marca do ano nos 100 m (9s79). Se chegar em boa forma física, Bolt será candidato fortíssimo para emplacar um feito inédito: um tricampeonato olímpico em três provas – 100 m, 200 m e revezamento 4 x 100 m.
2 – Justin Gatlin
Se existe alguém que pode impedir que Bolt brilhe no Rio é justamente o homem que por pouco não o destronou no ano passado. O americano Justin Gatlin terminou a temporada de 2015 como o mais rápido do mundo, com 9s74. Ainda assim, Gatlin convive com o incômodo fantasma do doping. Campeão olímpico dos 100 m em Atenas-2004, o o atleta foi flagrado duas vezes em exames antidoping, em 2001 e 2006. Foi suspenso por oito anos, pena que depois acabou reduzida para quatro anos. Voltou para os Jogos de Londres-2012, onde ficou com o bronze, mas, mesmo estando limpo nos últimos quatro anos, convive com a eterna desconfiança de não ser um atleta 100% limpo.
Veja também: Porque a corrida vai mudar sua vida
3 – Fabiana Murer
O maior nome do atletismo brasileiro chega como candidata a subir ao pódio na prova do salto com vara feminino. Mas não será uma tarefa fácil. Aos 35 anos, ela fará sua despedida do esporte justamente em casa, onde finalmente tentará a medalha que escapou em Pequim-2008 pelo estranho episódio do sumiço de uma de suas varas, e em Londres, quando não passou da eliminatória. Se conseguir saltar acima de 4m85, terá chance de medalha, mas para isso precisará superar suas principais rivais: a cubana Yarisley Silva, a americana Jennifer Suhr e a grega Nikoleta Kyriakopoulou.