Estudo revela que correr é contagioso. Saiba como começar!

Segundo estudo recente, a corrida pode até ser viciante

correr é contagioso
Foto: Shutterstock

Muitos falam que correr é contagioso, como se fosse um bichinho que pica o atleta, injetando a substância viciante da atividade. E foi exatamente isso que um estudo recente feito por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, revelou. A pesquisa comprovou que realmente a corrida é contagiosa, comparando-a com o vírus da gripe.

Eles observaram mais de 1 milhão de pessoas na redes sociais ao longo de cinco anos, verificando que motivação e competitividade impulsionam a prática de atividades físicas. Isso também é verificado nos treinos do dia a dia. “A maioria esmagadora dos corredores diz ter sido convidado por uma amigo, ou ter visto algo na internet”, conta o treinador de corrida Rodrigo Xavier. Mas o que realmente chama a atenção de Rodrigo é o famoso comentário: “Quero ser mordido pelo bichinho da corrida.” Para ele, isso prova mais ainda o que a pesquisa quis dizer com o fator contagioso desse esporte. “Muitos nunca tinham se imaginado treinando, mas hoje não enxergam suas vidas sem a corrida.”

Trabalhando em sua assessoria esportiva, outra coisa que Rodrigo notou foi o poder das redes sociais para promover uma vida mais saudável, com mais esporte e boa alimentação. “A profissão de influenciador digital mudou a vida dos jovens. Antes era status ter fotos na balada com bebida alcoólica. Hoje está na moda ter uma barriga sarada e um prato fitness com uma frase de inspiração.”

Democracia, acessibilidade e simplicidade são outros pontos que atraem muita gente para a corrida, de acordo com Rodrigo. “O indivíduo tem todos os seus sistemas trabalhando: cardiorrespiratório, vascular, esquelético, imunológico.” E há ainda melhora na qualidade do sono, do humor e do raciocínio. Daí vem provas de que correr é contagioso.

Agora que você tem motivos suficientes para ser picado pelo vírus da corrida, veja alguns cuidados e precauções que devem ser tomados para praticá-la.

Confira cuidados e precauções que você deve tomar antes de começar a correr

E aí? Ficou animado para começar a correr? Seja contagiado, se deixe levar pela motivação e competitividade, influencie e seja influenciado por essa prática que só cresce e traz benefícios para corpo e para a mente. E compartilhe com a gente se você já foi ou ainda deseja ser pego pelo vírus da corrida.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você